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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49131
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Alves, Francisco Régis Vieira | - |
dc.contributor.author | Oliveira Neto, João Evangelista de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T11:06:45Z | - |
dc.date.available | 2020-01-08T11:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA NETO. João Evangelista de. Situações didáticas olímpicas aplicadas a problemas de geometria plana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) . 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49131 | - |
dc.description.abstract | This research aims to present to the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad (OBMEP), in a complementary way, a methodological proposal of teaching named Olympic Didactic Situation (SDO), recent in the literature, but which is based on the French mathematical didactics that emerged in the late 60's of the twentieth century. SDO is based on Michèle Artigue's Didactic Engineering (ED), research methodology, and embodied in Guy Brousseau's Theory of Didactic Situations (TSD). Accompanying this work is a workbook consisting of an Educational Product (PE) where ten SDOs applied to OBMEP Flat Geometry Olympic Problems (POs) were elaborated according to Brousseau's dialectical phases, mediated by Geogebra software, using the first two phases of ED which are Previous Analysis and Priori Analysis, and in the body of this dissertation, in order to validate the research, two of these SDOs are described using all four phases of ED, the two already mentioned, plus the phases Experimentation and Analysis. The research was applied at the Johnson Full-Time High School (EEMTI) with first year students, and the research results were analyzed and validated. The aim of this work is to contribute to improving the quality of the teaching and learning process focused not only on the mathematical Olympiads, but on mathematical didactics in general, since SDOs have as a differential mobilizing students' intuitive reasoning from of a didactic mediation process. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | OBMEP | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Teoria das situações didáticas | pt_BR |
dc.subject | Situações didáticas olímpicas | pt_BR |
dc.subject | Software Geogebra | pt_BR |
dc.title | Situações didáticas olímpicas aplicadas a problemas de geometria plana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa tem por objetivo apresentar à Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de forma complementar, uma proposta metodológica de ensino nominada de Situação Didática Olímpica (SDO), recente na literatura, mas que se fundamenta na didática matemática francesa que surgiu no final da década de 60 do século XX. A SDO está alicerçada na Engenharia Didática (ED) de Michèle Artigue, metodologia de pesquisa, e consubstanciada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau. Acompanhando este trabalho, está um caderno de atividades que consiste num Produto Educacional (PE) onde foram elaboradas dez SDOs aplicadas a Problemas Olímpicos (POs) de Geometria Plana da OBMEP segundo as fases dialéticas de Brousseau, mediados pelo software Geogebra, utilizando-se as duas primeiras fases da ED que são Análise Prévia, e Análise à Priori, sendo que no corpo desta dissertação, com intuito de validação da pesquisa, são descritas duas destas SDOs utilizando-se todas as quatro fases da ED, as duas já citadas, mais as fases de Experimentação e Análise a Posteriori. A aplicação da pesquisa foi feita na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Johnson com alunos do 1º ano, sendo os resultados da pesquisa analisados e validados. Pretende-se com este trabalho contribuir na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem voltado, não só às olimpíadas de matemática, mas à didática matemática de forma geral, uma vez que as SDOs têm como diferencial mobilizar o raciocínio intuitivo dos estudantes a partir de um processo de mediação didática. | pt_BR |
dc.title.en | Olympic didactic situations applied to flat geometry problems of the Brazilian Public School Mathematics Olympiad (OBMEP) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_pe_jeoneto.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2019_dis_jeoneto.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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