Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoelho, Afrânio de Araújo-
dc.contributor.authorCastro, Renato Lobo de-
dc.date.accessioned2020-01-07T13:15:27Z-
dc.date.available2020-01-07T13:15:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCASTRO,R. L. Uma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática com o auxílio de ferramentas computacionais e métodos ativos. 2019.133 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49125-
dc.description.abstractThis paper seeks to offer alternatives for a contextualized teaching of physics, through a didactic sequence, which used, as auxiliary means, the Information and Communication Technology applied to education and also active methods (Just-in-Time Teaching and Peer Instruction). This work is focused on Kinematics, reducing the extensive mathematical treatment, giving meaning to the study of motion from the understanding of fundamental concepts of physics such as motion, rest, referential, space, time, velocity and acceleration. Here are found theoretical references that guide the realization of this Educational Product and guide the pedagogical actions, in order to provide an alternative for quality and meaningful learning for students' lives. Thus, they are strategic proposals that make students prepare properly before physics classes; enable students to obtain prior knowledge of the students so that the teacher can organize his classes thinking specifically about individual and collective needs; promote students' interaction with computational tools in order that students have more interest, motivation and increased ability to understand physical phenomena that would not be easy to clarify with the use of the teacher's oral explanation only; promotion of debates and collaborative actions in the learning of physical concepts. Therefore, considering the results presented by the students at the end of the application of this Product, leads to the inference that there is a high potential to be explored aiming at the evolution in the learning in physics, as there is always improvement of the dynamism of the contents and of the experience of the teacher and students from this didactic sequence.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectInformation and communication technology in educationpt_BR
dc.subjectJust-in-time teachingpt_BR
dc.subjectPeer instructionpt_BR
dc.titleUma proposta de sequência didática para o ensino de cinemática com o auxílio de ferramentas computacionais e métodos ativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho busca-se oferecer alternativas para um ensino contextualizado de física, através de uma sequência didática, na qual utilizou-se, como meios auxiliadores, a Tecnologia da Informação e Comunicação aplicada à educação e também métodos ativos (Just-in-Time Teaching e Peer Instruction). Este trabalho é focado na Cinemática, reduzindo-se o extensivo tratamento matemático, dando significado ao estudo do movimento a partir do entendimento de conceitos fundamentais da física como: movimento, repouso, referencial, espaço, tempo, velocidade e aceleração. Aqui sãoencontrados referenciais teóricos que guiam a realização deste Produto Educacional e norteiam as ações pedagógicas, no intuito de proporcionar uma alternativa para aprendizagem de qualidade e significativa para a vida dos alunos. Assim sendo, são propostas estratégicas que fazem com que os alunos passem a se preparar adequadamente anteriormente às aulas de física; possibilitem a obtenção dos conhecimentos prévios dos alunos para que o professor organize suas aulas pensando especificamente nas necessidades individuais e coletivas; promovem interação dos alunos com ferramentas computacionais com o intuito de que os discentes tenham mais interesse, motivação e aumento na capacidade de entendimento de fenômenos físicos que não seriam de fácil clareza com o uso apenas da explanação oral do professor; promoção de debates e ações colaborativas na aprendizagem dos conceitos físicos. Logo, considerando-se os resultados apresentados pelos estudantes no final da aplicação desse Produto, leva-se à inferência de que há um alto potencial a ser explorado visando a evolução na aprendizagem em física, à medida que haja sempre aperfeiçoamento do dinamismo dos conteúdos e da experiência do professor e alunos a partir dessa sequência didática.pt_BR
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_rlcastro.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.