Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49065
Tipo: Artigo de Evento
Título : Credibilidade no jornalismo independente em plataformas digitais: uma análise a partir da Agência Pública
Título en inglés: Credibility in independent journalism in digital platforms: an analysis from the Public Agency
Autor : Lima, Raphaelle Christine Batista de
Almeida Filho, Edgard Patrício de
Palabras clave : Jornalismo;Jornalismo independente;Agência pública
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Citación : LIMA, Raphaelle Christine Batista de; ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de. Credibilidade no jornalismo independente em plataformas digitais: uma análise a partir da Agência Pública. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 28., 11-14 jun. 2019, Porto Alegre (RS). Anais... Porto Alegre (RS): Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2019.
Resumen en portugués brasileño: Credibilidade e independência são termos frequentes em produções do campo dos estudos do jornalismo (MEYER, 2007; SERRA, 2006a, 2006b; CHRISTOFOLETTI & LAUX, 2007; COLODETI, 2016, ASSIS et al, 2017). Mas a relação credibilidade e jornalismo independente não costuma ser abordada. Num cenário de proliferação de iniciativas de jornalismo que assumem o discurso de independência, trazendo esse traço em sua própria identidade (BATISTA E PATRÍCIO, 2017), neste artigo investigamos as especificidades da construção da credibilidade no contexto do jornalismo independente. O objeto do trabalho é a Pública – Agência de Jornalismo Investigativo. A partir de metodologia inspirada na análise do discurso, esquadrinhamos as páginas Quem Somos e Transparência do site da AP. Os resultados apontam que há valores e dimensões de credibilidade da mídia convencional incorporados pela iniciativa ‘independente’. Porém, há especificidades, como questões vinculadas a gênero e transparência, que as diferenciam.
Abstract: Terms as credibility and independence frequently are used in the field of journalism studies (MEYER, 2007; SERRA, 2006a, 2006b; CHRISTOFOLETTI & LAUX, 2007; COLODETI, 2016, ASSIS et al, 2017), but the relationship between credibility and independent journalism are not usually addressed. In a scenario of proliferation of journalism initiatives that assume the independence discourse, bringing this trait into its own identity (BATISTA E PATRÍCIO, 2017), in this paper we investigate the specificities of credibility building in the context of independent journalism. The subject of this work is Pública – Agência de Jornalismo Investigativo (AP). With a methodology based on the discourse analysis, examining the pages About Us and Transparency of the AP website. The results showed that we can find in this subject some values and dimensions from the convencional media, however there are specifics such as gender issues and transparency that differentiates them.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49065
ISSN : 2236-4285
Aparece en las colecciones: PPGCOM - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_eve_rcblima.pdf426,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.