Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49042
Tipo: | TCC |
Título : | O jogo didático de tabuleiro como ferramenta auxiliar no ensino de química. |
Título en inglés: | The didactic board game as an auxiliary tool in chemistry teaching |
Autor : | Rocha, João Paulo Camara. |
Tutor: | Ribeiro, Viviane Gomes Pereira |
Palabras clave : | Ensino de Química;Jogo lúdico;Separação de Misturas |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | ROCHA, João Paulo Camara. O jogo didático de tabuleiro como ferramenta auxiliar no ensino de química. 2016. 38 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016 |
Resumen en portugués brasileño: | O grande obstáculo na disciplina de Química está em buscar formas de contraposição ao ensino tradicional e desmistificar que essa matéria consiste de memorizar fórmulas, propriedades e equações químicas. Atualmente, existe uma busca crescente por metodologias de ensino alternativas para tornar as aulas mais atraentes e participativas. Neste contexto, vem se destacando o uso e desenvolvimento de jogos didáticos no ensino de química. O presente trabalho tem como objetivo principal elaborar um jogo didático de tabuleiro como recurso auxiliar na aprendizagem dos conceitos de química no ensino fundamental, utilizando as etapas do processo de mineração como elemento norteador. A metodologia foi dividida em duas etapas, na qual durante a primeira foi ministrada uma aula tradicional, e na segunda etapa utilizou-se como ferramenta auxiliar um jogo lúdico. Ao final de cada etapa foi aplicado um questionário para avaliação dos conhecimentos adquiridos na aula apresentada em suas respectivas etapas. Os resultados apontam que o jogo lúdico tornou a aula mais atrativa e que o nível de aprendizagem dos alunos foi mais significativo quando comparado a aula tradicional. |
Abstract: | The major obstacle in Chemistry course is to seek ways of opposition to traditional education and demystify this matter consists of memorizing formulas, properties and chemical equations. Currently, there is a growing search for alternative teaching methods to make them more attractive and participatory. In this context, we have been emphasizing the use and development of educational games in the teaching of chemistry. This work aims to show sought to develop an educational game board as an aid in learning of chemical concepts in elementary school, using the stages of the mining process as a guiding element. The methodology was divided into two stages, in which during the first was a traditional classroom instruction, and in the second stage was used as an auxiliary tool in an entertaining game. At the end of each step was a questionnaire for assessment of knowledge acquired in class presented in their steps. The results show that the playful game became the most attractive class and the degree of student learning was more significant when compared to traditional classroom. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49042 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_jpcrocha.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.