Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49014
Tipo: | TCC |
Título : | Banco de Mendeleev: uma estratégia lúdica e didática para o ensino em química do tema tabela periódica. |
Título en inglés: | Mendeleev Bank: a playful and didactic strategy for teaching chemistry in the theme of the periodic table. |
Autor : | Bastos, Thiago Maciel |
Tutor: | Barbosa, Francisco Geraldo |
Palabras clave : | Jogos Didáticos;Ensino em Química;Banco de Mendeleev. |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | BASTOS, Thiago Maciel. Banco de Mendeleev: uma estratégia lúdica e didática para o ensino em química do tema tabela periódica. 2016. 39 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino em química enfrenta algumas dificuldades na busca por novas ferramentas de ensino e aprendizagem, que despertem o interesse dos alunos. Nesse contexto, os estudantes dos cursos de Química da UFC, principalmente da Licenciatura, através do CluQui (Clube da Química) desenvolvem estratégias e ferramentas lúdicas para despertar o interesse dos estudantes do ensino médio pela Química. Neste trabalho são relatados os resultados da aplicação do jogo de tabuleiro “Banco de Medeleev”, desenvolvido pelos membros do CluQui. O jogo “Banco de Medeleev” tem caráter didático e foi utilizado como uma ferramenta auxiliar para trabalhar o tema tabela periódica e propriedades periódicas. O jogo foi aplicado e avaliado com estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio João Batista (Lagoa redonda, Fortaleza). A metodologia do trabalho consistiu na aplicação de um teste diagnóstico para avaliar o nível de conhecimentos prévio dos estudantes sobre o tema. Em seguida, os alunos utilizaram o jogo e responderam um questionário avaliativo sobre o jogo, além do teste aplicado, inicialmente, como diagnóstico. A partir da tabulação e análise dos resultados obtidos foi possível verificar que o jogo “Banco de Mendeleev” influenciou na aprendizagem do tema. Além disso, com base nos resultados da avaliação do jogo, foi possível concluir que jogos didáticos funcionam como uma metodologia auxiliar para o ensino em química. |
Abstract: | Nowadays, Chemistry education faces difficulties in the search for new tools be used in teaching and learning development to increase student’s interest. In this context, students in the Chemistry courses at UFC, especially undergration, through CluQui (Club of Chemistry), have been working in the development of new strategies and leisure tools to improve the interest of high school Chemistry students concern. This Project got the results of the implementation of a board game name “Mendeleev's bank” created by the members of CluQui. This game has a very useful didactic and was applied as an auxiliary tool to work the theme about the periodic table and its periodic properties. It was introduced and evaluated with second year students of the high school João Batista College (Lagoa Redonda, Fortaleza). The project methodology involves the appliance of a diagnostic test to assess the level of prior knowledge of the students on the topic. Furthermore, students played the game and, at the endo f the process, answered a test about what they have learned trougth it, besides applying a previous test as a diagnosis. Tabulation and analysis of the results were done and it was verified that the game “Mendeleev's bank” lead the theme of learning. To summarise, based on the evaluation results of the game, it has been concluded that educational games act as a helpful methodology to assist the educational skills in learning Chemistry. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49014 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_tmbastos.pdf | 606,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.