Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48993
Tipo: | TCC |
Título : | Método Jigsaw como recurso didático no ensino de ligações químicas. |
Título en inglés: | Jigsaw Method as a teaching resource in teaching chemical bonds. |
Autor : | Guimarães, Davi Dantas |
Tutor: | Pimenta , Antônia Torres Ávila |
Palabras clave : | Aprendizagem Cooperativa;Jigsaw;Metodologia de ensino;Química. |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | GUIMARÃES, Davi Dantas. Método Jigsaw como recurso didático no ensino de ligações químicas. 2016. 46 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho teve como principal objetivo avaliar a aplicabilidade da Aprendizagem Cooperativa (A.C.) nas aulas de Química e descreve uma estratégia baseada na A.C., com alunos do 1º ano do ensino médio, usando o método Jigsaw. A A.C. tem uma história bem antiga. Ao longo de todo o percurso da história temos relatos de diversas experiências cooperativas. A metodologia foi aplicada durante duas aulas, onde em um primeiro momento o professor fazia uma introdução do conteúdo, em seguida eram formados os grupos onde a quantidade de membros era igual à quantidade de tópicos daquela aula. Em um segundo momento, os estudantes de cada grupo que tinham ficado com o mesmo tópico se reuniam (grupo de especialistas) onde aquele conteúdo específico era estudado de forma mais aprofundada. Já em um terceiro momento, os estudantes retornavam ao grupo original (grupo base), onde cada um explicava o seu tópico para os outros membros do grupo. Foram utilizados os seguintes instrumentos: dois questionários, observações feitas durante as aulas e avaliações sobre os assuntos abordados na aula. De início, houve certa resistência dos estudantes com relação à metodologia empregada, mas de acordo com as respostas dos questionários os estudantes ficaram satisfeitos com a metodologia, pois a mesma proporcionou um maior contato dos alunos com o professor e entre os próprios discentes. Outro ponto positivo foi que através da metodologia da A.C eles conseguiram desenvolver algumas habilidades interpessoais, como falar em público, por exemplo. Enfim, cabe ressaltar ainda que a aplicação da A.C. no ensino formal é importante não só para obtenção de ganhos em relação ao próprio processo de ensino aprendizagem, mas também na preparação dos estudantes para situações futuras em qualquer ambiente, onde cada vez mais as atividades exigem pessoas aptas para trabalhar em grupo. |
Abstract: | The main objective of this paper is evaluate the applicability of the Cooperative Learning (C.L.) method in chemistry classes and describe a strategy based on C.L. with high school students applying the Jigsaw method. The C.L. method has an ancient history. Throughout the course of the history many cooperatives experiences were reported. The methodology was applied during two classes. First, the teacher made an introduction about the subject, then groups were shaped with the condition that the number of members in each group is the same as the number of topics in one of the classes. In a second moment, the students of each group who had stayed with the same topic, gathered (specialist group) and that specific subject was studied in a deeper way. After, the students came back to the primary group (base group) where they gave an explanation to the others group members. There were utilized the following tools: two surveys, observations made during the classes and evaluations about the subjects addressed. At first, there was some resistance from students regarding the applied methodology, but according to the surveys’ answers, the students were satisfied with the methodology, because it provided greater contact between students and professor and between themselves. Another positive point of C.L. methodology is that the students were able to develop some interpersonal skills, such as public speaking. Thus, it is worth to highlight that the application of C.L. methodology in formal educational is important not only to obtain gains related to the process of teaching learning, but also in preparing students for future situations in any environment where more activities require that people are able to do group work. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48993 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_ddguimaraes.pdf | 948,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.