Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48982
Type: TCC
Title: Laboratório de química na escola – um espaço para além das aulas práticas.
Title in English: Chemistry lab at school - a space beyond practical classes.
Authors: Roque, André Luiz Maia
Advisor: Filho, Francisco Audísio Dias
Keywords: Espaço físico escolar;Laboratório;Organização;Aprendizagem.
Issue Date: 2015
Citation: ROQUE, André Luiz Maia. Laboratório de química na escola – um espaço para além das aulas práticas. 2015. 50 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O espaço físico escolar pode provocar no aluno experiências importantes na construção do saber além das salas de aula. A biblioteca, as salas de informática e até mesmo o corredor da escola podem se transformarem em verdadeiros espaços geradores de ideias, despertando no aluno o sentimento de aprender durante a vivência de cada um desses ambientes. Dentre esses espaços, o laboratório de química pode provocar um profundo aprendizado devido ao seu poder de investigar, esclarecer e comprovar fundamentos teóricos vistos em sala de aula e nos livros. O laboratório apresenta um universo de oportunidades para o desenvolvimento de trabalhos a fim de tornar mais comum a vivência do aluno com o mesmo, trazendo um sentimento de pertencimento desse espaço físico escolar muitas vezes pouco utilizado. Pensando nisso, foi realizado o projeto intitulado de “Curso de organização do espaço da química no laboratório de ciências da E.E.F.M. Dr. César Cals”, localizada no Bairro Farias Brito- Fortaleza/CE que proporcionou um momento aos estudantes da escola de participação em ações que comumente são realizadas pelos professores ou coordenações pedagógicas. Com o objetivo de promover a utilização desse espaço visando o sentimento de pertencimento ao mesmo pelo aluno através da sua organização, ficou definido que o curso apresentaria carga horária de 10 horas, distribuído em cinco encontros, em horários extraclasse, destinado aos estudantes da escola que fazem parte do 1° ou 2° ano do ensino médio. Sendo assim, cada aula foi planejada com os seguintes temas: aula introdutória (1° dia); apresentação de noções básicas de segurança em um laboratório (2° dia); aula sobre vidrarias (3° dia); conhecimento de alguns tipos de reagentes (4° dia); planejamento e fixação das regras de laboratório (5° dia). Os resultados apresentados em cada dia foram a fixação de placas ilustrativas de segurança e de vidrarias, organização dos materiais, elaboração das regras de segurança para utilização do laboratório e a catalogação dos reagentes. Avaliações de conteúdo, dinâmicas e estratégias lúdicas foram planejadas de tal maneira que os estudantes fossem avaliados ao longo do curso. Ao término do curso, cada estudante recebeu um certificado emitido pelo PIBID-UFC.
Abstract: The school environment can awake in the student important experiences improving their knowledge after classes. The library, the informatics classroom and even the school’s corridor can start to be idea generators’ places, awaking in the student the feeling of learn while they are experiencing each environment. Among these places, the Chemistry’s laboratory can cause a deep learning due its power of investigate, clarify and prove theoretical fundaments seen in the books and classroom. The Laboratory shows an universe of opportunities for the schoolwork’s development to the purpose of to be more close the relationship with the student. Also it promotes a feeling of belonging from this physic space that most of the time is not utilized. . Thinking about this, the project “Curse of Organization of the Chemistry Laboratory Environment of Science of the E.E.F.M. Dr. César Cais” located in the Bairro Farias Brito Fortaleza/Ce was realized, the course made the students of the school participate in actions that normally are realized by the professors or pedagogic coordination. Aiming to promote the use of this space targeting the feeling of belonging to it by the student through their organization, it was decided that the course would present a workload of 10 hours, distributed in five meetings in extracurricular schedules. The course was intended for high school students part of the 1st or 2nd year. The classes were planned and executed as follows: Introductory class (1º day); presentation safety’s basic notions in a laboratory (2º day); class about glassware (3º day); learning about some kinds of reagents (4º day); planning and fixation of laboratory’s rules (5º day). The results for each day were the fixation of illustrative safety signs and glassware, organization of materials, preparation of safety rules for use of laboratory and cataloging of reagents. Content grading, dynamic and playful strategies were planned in order to evaluate the students during the course.. At the end of the course, each student received a certificate issued by PIBID-UFC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48982
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_almroque.pdf1,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.