Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48981
Type: | TCC |
Title: | Uso de objetos de aprendizagem no estudo de geometria molecular no ensino médio. |
Title in English: | Use of learning objects in the study of molecular geometry in high school. |
Authors: | Bastos, Daniel de Mesquita |
Advisor: | Nunes, Fátima Miranda |
Keywords: | Ensino de química.;Objeto de aprendizagem;Software Avogrado;Química Geral. |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | BASTOS, Daniel de Mesquita. Uso de objetos de aprendizagem no estudo de geometria molecular no ensino médio. 2016. 52 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo a utilização de objetos de aprendizagem em turmas do ensino médio para melhorar o desempenho no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho foi desenvolvido com discentes da segunda série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Doutor Ubirajara Índio do Ceará, através da realização de uma aula abordando os conceitos de estrutura de Lewis, arranjo espacial, geometria molecular e polaridade auxiliada por três tipos de objetos de aprendizagem: modelos confeccionados a partir de balões e miçangas e o software Avogrado. Como estratégia, ministrou-se uma aula expositiva dialogada para auxiliar na construção dos conceitos expostos. A avaliação consistiu em comparar os questionários aplicados antes e depois da aula. De acordo com os resultados dos questionários pode-se concluir que a metodologia aplicada, na qual o discente participa de forma ativa, atrai o estudante, eleva o nível de compreensão do assunto e, ainda, contribui para afastar os preconceitos sobre Química. |
Abstract: | This paper aims to use learning objects in high school classes to improve performance in the teaching and learning process. The work was developed with students of the second grade of the Secondary School of the State School of Elementary and High School Doctor Ubirajara Índio do Ceará. types of learning objects: models made from balloons and beads and the Avograd software. As a strategy, a dialogued lecture was given to assist in the construction of the exposed concepts. The evaluation consisted of comparing the questionnaires applied before and after class. According to the results of the questionnaires it can be concluded that the applied methodology, in which the student participates actively, attracts the student, raises the level of understanding of the subject and also contributes to dispel the prejudices about chemistry. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48981 |
Appears in Collections: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_dmbastos.pdf | 6,44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.