Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48980
Tipo: | TCC |
Título: | Uso de atividade lúdica como contribuição da aprendizagem de nomenclatura de hidrocarbonetos acíclicos. |
Título em inglês: | Use of ludic activity as a contribution of learning of acyclic hydrocarbon nomenclature. |
Autor(es): | Oliveira, Levi de Castro |
Orientador: | Carneiro, Carolina Marques |
Palavras-chave: | Química Orgânica;Nomenclatura,;Jogo Educativo. |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | OLIVEIRA, Levi de Castro. Uso de atividade lúdica como contribuição da aprendizagem de nomenclatura de hidrocarbonetos acíclicos. 2016. 44 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | Esse trabalho monográfico visou a elaboração, a adaptação e a aplicação de atividades lúdicas, na forma de um jogo educativo, utilizando-o como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de química orgânica, mais especificamente, na formulação de cadeias e nomenclatura de hidrocarbonetos, de forma a enriquecer a metodologia de ensino e despertar o interesse e a vontade do aluno em entender os conceitos básicos desse conteúdo. Foi realizado um levantamento dos conteúdos abordados no 3º ano do ensino médio, e desenvolvido o jogo, de maneira que abrangesse os conteúdos relacionados a nomenclatura de hidrocarbonetos. O jogo foi elaborado de um outro jogo já utilizado no estudo de funções orgânicas, fez-se algumas alterações e confeccionou-se as peças com material de baixo custo como papel A4, papel cartão, tesoura e cola. Todas as atividades elaboradas foram aplicadas em um colégio da rede pública estadual de ensino, na cidade de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza, durante o primeiro bimestre do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos foram satisfatórios, havendo grande aceitação e aumento no desempenho na disciplina por parte dos alunos que participaram da atividade lúdica. Desta forma evidenciou-se que o jogo educacional elaborado mostrou ser elemento motivador e facilitador da aprendizagem. Foi perceptível o interesse dos alunos em realizar as atividades lúdicas propostas pelo jogo e a motivação por entender o conteúdo proposto pela atividade. |
Abstract: | This monographic work aimed at the elaboration, adaptation and application of playful activities, in the form of an educational game, using it as a facilitating instrument of the process of teaching and learning the contents of organic chemistry, more specifically in the formulation of chains and nomenclature. hydrocarbons, in order to enrich the teaching methodology and arouse the student's interest and willingness to understand the basic concepts of this content. We conducted a survey of the contents addressed in the 3rd year of high school, and developed the game, so that it covered the contents related to hydrocarbon nomenclature. The game was made from another game already used in the study of organic functions, made some changes and made the pieces with low cost material such as A4 paper, cardboard, scissors and glue. All the elaborated activities were applied in a state public school college, in the city of Aquiraz, metropolitan area of Fortaleza, during the first two months of the 2016 school year. The results obtained were satisfactory, with great acceptance and increase in the performance in discipline by the students who participated in the playful activity. Thus, it was evident that the elaborated educational game proved to be a motivating and facilitating element of learning. It was noticeable the students' interest in performing the playful activities proposed by the game and the motivation to understand the content proposed by the activity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48980 |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_lcoliveira.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.