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dc.contributor.authorMaximo, Thinayna Mendonca-
dc.contributor.authorSampaio, Inês Sílvia Vitorino-
dc.date.accessioned2019-12-19T14:58:29Z-
dc.date.available2019-12-19T14:58:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMAXIMO, Thinayna Mendonca; SAMPAIO, Inês Sílvia Vitorino. Por que ouvir as crianças? Reflexões sobre a pesquisa qualitativa com crianças. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48939-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titlePor que ouvir as crianças? Reflexões sobre a pesquisa qualitativa com criançaspt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo propõe uma reflexão sobre a pesquisa qualitativa com crianças a fim de discutir a participação delas na investigação acadêmica. Com base na concepção de infância como uma construção social e na compreensão da criança como ator social (CHRISTENSEN; JAMES; JENKS, 2000), problematiza-se o entendimento da criança como objeto de pesquisa, buscando valorizar a criança como sujeito e assegurar suas vozes, olhares e participação na pesquisa. Essa perspectiva permite problematizar as desigualdades presentes na relação pesquisador-criança, que permeia a relação dos adultos e das crianças e, portanto, marca a forma de pesquisar. Apoiando-se em Rocha (2008), este trabalho discute a abrangência do termo ouvir na pesquisa com crianças. Considerando que as crianças se expressam de diversas formas, não apenas de maneira oral, mas por expressões gestuais e faciais, as metodologias de pesquisa devem levar em conta esses aspectos. É necessário ter atenção aos diferentes linguagens e aos limites no grau de compreensão que se pode alcançar, já que a escuta da criança pelo adulto passa por uma interpretação. Com base nos postulados de Kramer (2002), discute-se a questão ética da pesquisa com crianças sob três aspectos: a forma como elas são identificadas no texto, a utilização de imagens e a repercussão dos dados da pesquisa. Por fim, este trabalho aponta a importância de apreender os pontos de vista das crianças acerca de temas variados e colocá-las no centro das pesquisas, evidenciando a sua condição de sujeitos de direitos.pt_BR
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