Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48934
Tipo: | TCC |
Título : | A importância da experimentação no ensino de química: trabalhando o conceito de ácido e base no ensino médio |
Título en inglés: | The Importance of Experimentation in Chemistry Teaching: Working the Concept of Acid and Base in High School |
Autor : | Lima, Cristiane de Almeida |
Tutor: | Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa |
Palabras clave : | Experimentação;Aprendizagem significativa,;Contextualização |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | LIMA, Cristiane de Almeida. A importância da experimentação no ensino de química: trabalhando o conceito de ácido e base no ensino médio. 2017. 52 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | No ensino tradicional vários estudantes têm tido dificuldades em associar os conteúdos das disciplinas de Química com o cotidiano. Os conceitos de ácidos e bases têm sido de difícil compreensão entre os alunos Química no ensino médio. A experimentação promove um efeito motivador no aluno por fazer um ligação entre o cotidiano e os conteúdos abordados em sala, viabilizando a aprendizagem significativa. Baseado nisso, questiona-se, por que os alunos apresentam tanta dificuldade em aprender algo que está inserido em seu dia-a-dia. Na busca de alternativas que visam despertar a atenção do aluno, a temática da experimentação materiais acessíveis e de baixo custo, surge como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem em Química. A pesquisa foi desenvolvida com 54 estudantes do terceiro ano do ensino médio da escola pública estadual Justiniano de Serpa, turmas A e B, denominadas grupos controle (JS1) e experimental (JS2), respectivamente. Os conteúdos abordados neste trabalho foram ácidos e bases, nos quais se fez uso do repolho roxo como indicador de pH e reação de neutralização evidenciada pelo experimento do extintor caseiro. Analisaram-se os resultados por meio de questionários para verificar os conhecimentos prévios e adquiridos. Os conceitos de ácido e base apresentados pelos alunos mostraram a sua dependência com o livro didático. Os dados apontaram que o desinteresse dos alunos é em virtude da falta de aulas contextualizadas, assim como pela falta de atividades experimentais que relacionem a teoria e a prática. Esta metodologia despertou o interesse e a motivação dos alunos, entretanto na turma em que houve a experimentação observou-se um índice de aproveitamento superior, destacando a sua importância para a aprendizagem significativa. |
Abstract: | In traditional teaching, several students have had difficulties in associating the contents of the subjects of Chemistry with the daily life. The concepts of acids and bases have been difficult to understand among Chemistry students in high school. The experimentation promotes a motivating effect in the student by making a connection between the daily and the contents addressed in the room, making possible the significant learning. Based on this, it is questioned, why the students present so much difficulty in learning something that is inserted in their dayto-day. In the search for alternatives that aim to awaken the student's attention, the subject of inexpensive and accessible materials experimentation appears as a facilitating tool in the teaching and learning process in Chemistry. The research was developed with 54 students of the third year of high school of the state public school Justiniano de Serpa, classes A and B, denominated control (JS1) and experimental (JS2) groups, respectively. The contents addressed in this work were acids and bases, in which purple cabbage was used as pH indicator and neutralization reaction evidenced by the extinguisher experiment. The results were analyzed through questionnaires to verify the previous and acquired knowledge. The acid and base concepts presented by the students showed their dependence on the textbook. The data showed that the lack of interest of the students is due to the lack of contextualized classes, as well as the lack of experimental activities that relate theory and practice. This methodology aroused the interest and the motivation of the students, however in the group with the experimentation was observed a higher achievement index, highlighting its importance for meaningful learning. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48934 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_calima.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.