Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48926
Tipo: | TCC |
Título: | A escolha e uso do livro didático de química na percepção dos professores de escolas públicas do ensino médio |
Título em inglês: | The choice and use of chemistry textbooks in the perception of high school public school teachers |
Autor(es): | Silva, Elainy Katherine Rodrigues da |
Orientador: | Mafezoli, Jair |
Palavras-chave: | Livro didático de química;Escolha e uso do LDQ;Professores de química;recursos didáticos |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | SILVA, Elainy Katherine Rodrigues da. A escolha e uso do livro didático de química na percepção dos professores de escolas públicas do ensino médio. 2017. 58 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho monográfico apresenta uma pesquisa realizada em oitoescolas estaduais de ensino médio da cidade de Fortaleza, direcionadas somente aos professores de química. Participaram da pesquisa dezesseis professores, os quais, através de um questionário e um momento de conversa, informaram como ocorreu o processo de escolha dos livros didáticos de química utilizados atualmente na escola. Expuseramtambém a forma como os livros e os outros recursos didáticos são empregados, incluindo as dificuldades encontradas para tal; além da maneira como estes e a própria escola podemcontribuir para o conhecimento dos alunos, influenciando em aprovações em concursos como vestibulares e o ENEM. A pesquisa mostrou que o processo de escolha se dá de forma diferente do que é descrito pelo FNDE, através do guia do livro didático presente no PNLD, porém indica uniformidade na forma em que todos foram escolhidos nas escolas participantes. Com relação ao uso, o estudomostrou que 93,8% dos professores tem o livro didático de química como principal recurso em suas aulas, onde 6,3% o utilizam como única fonte de pesquisa para planejamento das mesmas. A principal dificuldade observada na diversificação dos recursos didáticospara o processo de ensino-aprendizagem foi a ausência destesrecursos em escolas com infraestrutura deficiente, onde os professores dependem basicamente do livro didático.Apenas 12,5% consideram o livro didático de química como principal instrumento de aprendizagem, sendo que 18,75%comentaram que este deveria servir apenas como guia aos estudantes na construção do conhecimento. Notou-se também que as escolas com infraestrutura deficiente possuem baixos índices de aprovações em concursos e um menor interesse por parte dos professores emmotivar os alunos.Percebeu-se que, em geral, o livro didático ainda é a principal ferramenta didática utilizada por alunos e professores,sendoainda causa demuita insatisfação. Portanto, deve haveruma maior atenção na escolha deste por parte daqueles que tem a responsabilidade de escolher o livro didático de química que irá acompanhar e auxiliar docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem durante três anos letivos. |
Abstract: | The present monographic work presents a research carried out in eight high school state schools in the city of Fortaleza, aimed only at teachers of chemistry. Sixteen teachers participated in the research, which, through a questionnaire and a moment of conversation, informed how the process of choosing the chemical textbooks used in the school happened. They also explained how books and other didactic resources are employed, including the difficulties encountered in doing so; In addition to the way in which these and the school it self can contribute to the students' knowledge, influencing in approvals in competitions like vestibular and ENEM. The research showed that the selection process occurs differently from what is described by the FNDE, through the textbook guide present in the PNLD, but indicates uniformity in the way in which all were chosen in the participating schools. Regarding the use, the study showed that 93.8% of teachers have the textbook of chemistry as the main resource in their classes, where 6.3% use it as the only research source to plan them. The main difficulty observed in the diversification of didactic resources for the teaching-learning process was the absence of these resources in schools with deficient infrastructure, where the teachers basically depend on the textbook. Only 12.5% consider the textbook of chemistry as the main learning tool, and 18.75% said that it should serve only as a guide for students in the construction of knowledge. It was also noted that schools with poor infrastructure have low rates of approvals in competitions and less interest on the part of teachers in motivating students. It was noticed that, in general, the textbook is still the main didactic tool used by students and teachers, and is still cause for much dissatisfaction. Therefore, there should be greater attention in choosing this one from those who have the responsibility of choosing the textbook of chemistry that will accompany and assist teachers and students in the teaching-learning process during three school years. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48926 |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_ekrsilva.pdf | 940,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.