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Type: TCC
Title: Análise de seções de concreto armado submetidas à flexo-compressão reta e oblíqua
Authors: Carvalho Neto, José Jerônimo
Advisor: Moreira, Leandro Soares
Keywords: Seção de concreto armado;Verificação;Flexo-compressão obliqua
Issue Date: 2019
Citation: CARVALHO NETO, José Jerônimo. Análise de seções de concreto armado submetidas à flexo-compressão reta e oblíqua. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: O pilar de concreto armado é um elemento estrutural no qual representa a última instância de recepção de carga antes de direcioná-las As fundações, logo o seu correto dimensionamento implica em se ter uma estrutura com boa conformidade. Este trabalho busca compreender as variantes de esforços e a verificação da armadura resistente do pilar de concreto armado medianamente esbelto, deste a flexão composta reta a flexão composta obliqua analisado por meio de um algoritmo produzido pelas partes colaborantes do presente trabalho. Primeiro tem-se a descrição dos materiais envolvidos na estrutura, apresentando características de resistência e arranjo dos mesmos no interior da seção, os efeitos que nele interferem, tais como efeitos locais, localizados e efeitos de segunda ordem, demonstrando como estes estão a interferir no cálculo do dimensionamento da quantidade de aço resistente para esforços de flexão, que é uma característica de arranjo deste na estrutura como também de suas dimensões, é exposto os métodos aproximados segundo a NBR 6118:2014: Método do pilar padrão com rigidez K aproximada e método do pilar padrão com curvatura aproximada. São apresentadas as excentricidades de primeira e segunda ordem, como também as excentricidades a depender da posição estudada do pilar. Em fim a metodologia de dimensionamento a flexo compressão é exemplificada, tendo a base teórica em ARAÚJO (2010). Com todos os dados teóricos demonstrados no decorrer do corpo do trabalho o programa de verificação da seção resistente é concebido. Com isso é chegado em uma metodologia de verificação dos momentos resistentes em relação aos solicitantes em perfis de pilares de concreto armado com seção retangular e com barras alocadas em cada canto, com uma posterior análise paramétrica do problema.
Abstract: The reinforced concrete pillar is a structural element in which it represents the last instance of load reception before directing them. The foundations, therefore its correct dimensioning implies to have a structure with good conformity. This work aims to understand the effort variants and the verification of the resistant reinforcement of the medium-slender reinforced concrete pillar, from this straight composite flexion to oblique composite flexion analyzed by an algorithm produced by the collaborating parts of the present work. First is the description of the materials involved in the structure, presenting strength characteristics and arrangement within the section, the effects that interfere in it, such as local effects, localized and second order effects, demonstrating how they are interfering in the structure. Calculation of the design of the amount of bending stress resistant steel, which is a characteristic of its arrangement in the structure as well as its dimensions, is presented the approximate methods according to NBR 6118: 2014: Approximate K-stiffness standard abutment method and method of the standard abutment with approximate curvature. The first and second order eccentricities are presented, as well as the eccentricities depending on the studied position of the pillar. Finally the flexural compression sizing methodology is exemplified, having the theoretical basis in ARAÚJO (2010). With all the theoretical data demonstrated throughout the body of work the rugged section verification program is designed. Thus, it is arrived at a methodology of verification of the resistant moments in relation to the applicants in profiles of reinforced concrete pillars with rectangular section and bars allocated in each corner, with a later parametric analysis of the problem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48920
Appears in Collections:ENGENHARIA CIVIL - CRATEÚS - Monografias

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