Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGarcez, Lucília Helena do Carmo-
dc.date.accessioned2019-12-19T10:23:03Z-
dc.date.available2019-12-19T10:23:03Z-
dc.date.issued1984-
dc.identifier.citationGARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Presença comunicativa em Construção, de Chico Buarque - estruturas linguísticas. Revista de Comunicação Social, Fortaleza (CE), vs. 13/14, n. 1, p. 51-63, jan./dez. 1983/1984.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48911-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Comunicação Socialpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCancioneiro popular brasileiropt_BR
dc.subjectPoesia e músicapt_BR
dc.subjectHollanda, Francisco Buarque de, 1944 -pt_BR
dc.subjectJakobson, Roman, 1896 -1982pt_BR
dc.subjectLinguística Estruturalpt_BR
dc.titlePresença comunicativa em Construção, de Chico Buarque - estruturas linguísticaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa música popular permanece, de modo mais evidente, o laço original que une poesia e música (ainda que transformado em alguns de seus aspectos e funções), desde suas origens. O cancioneiro popular brasileiro, enquanto texto poético, apresenta em suas letras uma grande riqueza e mesmo, em momentos de grande elaboração, atinge de maneira direta o gosto popular, tornando-se facilmente memorizável. A crítica especializada em literatura começa a interessar-se por manifestações que nem sempre foram muito valorizadas.[...] Além do ritmo, acentuado pela estrutura musical, existe, no interior da estrutura poética, um mecanismo intensificador da unidade ·e, em conseqüência, da memorização. Estamos no limite de intersecção entre duas artes, onde elementos musicais ·e linguísticos buscam objetivos comuns. Deixando de lado o substrato musical, é interessante investigar, ao nível da linguagem, quais são estes recursos, como funcionam, que elementos utilizam, a que sistema se submetem, e se as conseqüências resultantes destas implicações são importantes para os objetivos que a música popular se propõe. O caminho seguido aqui para a solução de tais dúvidas é a linguística e mais especificamente as teorias que partem da linguística estrutural, como é o caso da teoria dos acoplamentos elaborada por Samuel R. Levin, a partir dos conceitos básicos formulados por Roman Jakobson.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1984_art_lhcgarcez.pdf8,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.