Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48872
Type: | Resumo |
Title: | Uma proposta pedagógica utilizando o software powerpoint para o aprendizado da pilha de Daniel |
Authors: | Sousa, Rafael Nascimento Almeida, Maria Mozarina Beserra Fernandes, Maria de Fátima Lopes Magalhaes, Antonio Carlos |
Keywords: | Pilha de Daniel;Ensino médio;Power point |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SOUSA, Rafael Nascimento et al. Uma proposta pedagógica utilizando o software powerpoint para o aprendizado da pilha de Daniel. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de eletroquímica sempre foi de difícil compreensão no ensino médio. Uma das tecnologias fortemente utilizadas no processo de ensino e aprendizagem é o uso de projeções com a utilização do software PowerPoint. Pode-se inferir que, uma melhor utilização do software PowerPoint maximizaria o entendimento dos alunos. O objetivo deste trabalho foi analisar como a contribuição do uso do editor de slides aliado a prática experimental de química (pilha de Daniel) pode facilitar o processo de ensino e aprendizagem no conteúdo de eletroquímica do 2º ano do ensino médio. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Eusébio de Queiroz, no município de Eusébio-Ceará. Foram selecionados 28 alunos de duas turmas de 45 alunos cada, contendo 14 da Turma Teste e 14 da Turma Controle. Utilizou-se o computador como recurso pedagógico no ensino de Química do 2º ano, através de sessão didática, usando um software multimídia desenvolvido e a prática experimental de produção da pilha de Daniel. Foi aplicado um teste contendo 20 questões objetivas de múltipla escolha referente ao conteúdo pilha de Daniel, este teste foi aplicado a uma amostra de 19 alunos da turma teste e 19 alunos da turma controle. Verificou-se que 75% dos alunos acreditam que sempre haverá uma melhor compreensão do conteúdo de eletroquímica através da utilização do software após a aula teórica. 20% acreditam que haverá uma melhora com certa dificuldade e 5% acredita que esta melhora ocorrerá apenas às vezes. O teste avaliativo revelou que as notas dos 19 alunos da turma teste mostraram-se melhores que os alunos da turma controle. Ao analisar a média de ambas as turmas, teste e controle, houve um ganho de 12,32% de aprendizagem, pois a média da turma teste foi 5,74 e a da turma controle foi 5,11. O uso de um software educativo como um mediador entre a aula teórica e prática pode ser uma ferramenta pedagógica complementar tão eficiente ou mais eficiente aos métodos tradicionais de ensino. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48872 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rnsousa.pdf | 51,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.