Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48871
Tipo: | Resumo |
Título : | A mediação pedagógica na disciplina de educação a distância/FACED/UFC: contributos da sequência Fedathi |
Autor : | Soares, Raianny Lima Torres, Antonia Lis de Maria Martins Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Mediação pedagógica;Sequência Fedathi;Educação a distância |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SOARES, Raianny Lima; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. A mediação pedagógica na disciplina de educação a distância/FACED/UFC: contributos da sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | Refletir sobre o papel da mediação pedagógica em contextos de Educação a Distância, evidencia a necessidade de (re)pensar acerca da postura didática que norteia as intervenções docentes. Sendo assim, este trabalho busca apresentar a experiência de mediação pedagógica da disciplina de Educação a Distância/FACED/UFC, à luz dos contributos da Sequência FEDATHI, metodologia de ensino organizada em quatro etapas (tomada de posição, maturação, solução e prova, desenvolvida por Borges Neto no final da década de 1990. Para tanto, realizou-se uma breve discussão acerca do papel do professor e do ensino frente à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no cenário educacional, bem como sobre a mediação pedagógica que deve estar imbricada neste processo. Posteriormente, fez-se um relato sobre a experiência de mediação pedagógica na referida disciplina, no intuito de apresentar sua organização didática, bem como a proposta metodológica empreendida em suas intervenções didáticas: a Sequência FEDATHI. Os dados foram apresentados a partir da análise do fórum de discussão permanente intitulado Conectando Temáticas e do diálogo com os fundamentos e etapas que compõem a Sequência FEDATHI e evidenciaram que, embora estivesse voltada inicialmente para a Educação Matemática, a referida sequência, mostrou-se valiosa para os processos de mediação do fórum de discussão, na medida em que propôs em suas intervenções a ressignificação de saberes e ampliação das intervenções docentes para além da proposta inicial. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48871 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rlsoares.pdf | 49,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.