Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48871
Tipo: | Resumo |
Título: | A mediação pedagógica na disciplina de educação a distância/FACED/UFC: contributos da sequência Fedathi |
Autor(es): | Soares, Raianny Lima Torres, Antonia Lis de Maria Martins Borges Neto, Hermínio |
Palavras-chave: | Mediação pedagógica;Sequência Fedathi;Educação a distância |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SOARES, Raianny Lima; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins; BORGES NETO, Herminio. A mediação pedagógica na disciplina de educação a distância/FACED/UFC: contributos da sequência Fedathi. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumo: | Refletir sobre o papel da mediação pedagógica em contextos de Educação a Distância, evidencia a necessidade de (re)pensar acerca da postura didática que norteia as intervenções docentes. Sendo assim, este trabalho busca apresentar a experiência de mediação pedagógica da disciplina de Educação a Distância/FACED/UFC, à luz dos contributos da Sequência FEDATHI, metodologia de ensino organizada em quatro etapas (tomada de posição, maturação, solução e prova, desenvolvida por Borges Neto no final da década de 1990. Para tanto, realizou-se uma breve discussão acerca do papel do professor e do ensino frente à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no cenário educacional, bem como sobre a mediação pedagógica que deve estar imbricada neste processo. Posteriormente, fez-se um relato sobre a experiência de mediação pedagógica na referida disciplina, no intuito de apresentar sua organização didática, bem como a proposta metodológica empreendida em suas intervenções didáticas: a Sequência FEDATHI. Os dados foram apresentados a partir da análise do fórum de discussão permanente intitulado Conectando Temáticas e do diálogo com os fundamentos e etapas que compõem a Sequência FEDATHI e evidenciaram que, embora estivesse voltada inicialmente para a Educação Matemática, a referida sequência, mostrou-se valiosa para os processos de mediação do fórum de discussão, na medida em que propôs em suas intervenções a ressignificação de saberes e ampliação das intervenções docentes para além da proposta inicial. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48871 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_rlsoares.pdf | 49,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.