Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Priscilla Mazzucco Borba | - |
dc.contributor.author | Viana, Tania Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:57:19Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Priscilla Mazzucco Borba; VIANA, Tania Vicente. Em busca de uma avaliação livre de traumas: a relação entre medo e ansiedade na avaliação da aprendizagem de alunos de curso de pedagogia em Fortaleza-Ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48853 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade/medo | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Em busca de uma avaliação livre de traumas: a relação entre medo e ansiedade na avaliação da aprendizagem de alunos de curso de pedagogia em Fortaleza-Ce | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como principal objetivo investigar a presença de indícios de medo e/ou ansiedade diretamente relacionados às práticas de avaliação da aprendizagem em alunos de turnos noturno e diurno do curso de Pedagogia em uma Instituição de Ensino Superior (IES) da rede pública da cidade de Fortaleza-CE. A experiência avaliativa pessoal do aluno do Curso de Pedagogia em sua formação básica para o exercício da docência é condição essencial para renovar a prática avaliativa, marcada historicamente pelos estados emocionais de temor e ansiedade gerados pela Pedagogia Tradicional. Este estudo se fundamenta nas ideias de Luckesi (2005a, 2005b), Depresbiteris (20009), Guba e Lincoln (2011), Hadji (2001), Vianna (2000, 2005), dentre outros. A fundamentação teórica perpassa os primórdios da avaliação educacional, apresentando cada uma das cinco gerações, além de apresentar as principais tendências pedagógicas presentes na sala de aula, o legado da avaliação educacional brasileira, os temores históricos que são associados ao exame e apresenta questões relacionadas ao transtorno de ansiedade e ao medo relacionados ao momento da avaliação da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa são os alunos do primeiro, quarto e oitavo semestres diurno e do primeiro, quarto e sétimo semestre noturno. Também são submetidos à pesquisa os professores das disciplinas nas quais os questionários serão aplicados e os coordenadores do período diurno e noturno. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_pmbbarbosa.pdf | 49,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.