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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Matheus Silva-
dc.contributor.authorCunha, Roseli Barros-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:50:51Z-
dc.date.available2019-12-18T14:50:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVIEIRA, Matheus Silva; CUNHA, Roseli Barros. Pierre Menard e o dilema do escritor latino-americano frente à tradição. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48837-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmérica latinapt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titlePierre Menard e o dilema do escritor latino-americano frente à tradiçãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTodo artista produz sua obra dentro de uma tradição, seja para continuá-la ou rompê-la. A tradição cultural da América Latina é marcada por uma violenta imposição cultural estrangeira. Os colonizadores, ao aportarem no território recém-descoberto, que depois fora batizado com a sutil alcunha de “Novo Mundo”, sabotaram as tradições aborígenes, em favor dos valores do “Velho Mundo”. Legaram-nos, pois, uma língua, uma religião e uma cultura que não eram nossas. É por isso que na América o conceito de “fundação”, no tocante a Literatura, é bastante relativo. Desde os primeiros anos da colonização até meados do século XIX, perpetrou no imaginário europeu uma tendência crítica que via a literatura latino-americana como mera reprodutora de padrões estéticos estrangeiros. Tendo em vista essa discussão sobre a autonomia cultural na América Latina, o presente trabalho tem por finalidade investigar e problematizar o dilema cultural do escritor latino-americano frente à tradição a partir do conto “Pierre Menard, autor do Quixote”, do escritor argentino Jorge Luis Borges. Entendemos que o personagem borgiano metaforiza os embates dos escritores latino-americanos, pois, assim como esses escritores, Menard não está preso a nenhuma tradição cultura e nem deixa que sua obra seja rotulada segundo padrões culturais externos e homogeneizantes. Para compreendermos alguns dos problemas mais emblemáticos vividos pelos escritores latino-americanos, é indispensável traçar certos paralelos de âmbito histórico, sociológico e cultural, que nos permita uma visão mais aprofundada e mais completa sobre tais problemas. Desta forma, o presente projeto terá como alicerce metodólogo o manancial teórico dos estudos comparados, já que nossa pesquisa dialoga com as obras de estudiosos que pensaram América Latina desde o campo artístico até o campo social, como é o caso de Rama (2008), Candido (2011), Sarlo (2007), Cortázar (2011), Borges (1998; 1999) e Paz (2013).pt_BR
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