Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48835
Tipo: Resumo
Título: Relação entre depressão, estresse e ansiedade: uma revisão sistemática da literatura.
Autor(es): Santos, Marcos Silva
Fernandes, Dalva Maria Farias
Gusmão, Estefânea Élida da Silva
Palavras-chave: Depressão;Ansiedade;Estresse
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SANTOS, Marcos Silva; FERNANDES, Dalva Maria Farias; GUSMÃO, Estefânea Élida da Silva. Relação entre depressão, estresse e ansiedade: uma revisão sistemática da literatura. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão sistemática de artigos científicos que abordam a relação entre depressão, estresse e ansiedade, levando em consideração a pertinência do tema. Método: Fizeram-se buscas ativas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), na base de dados Lilacs; no Portal de Periódicos da Capes; no Scientific Electronic Library Online (Scielo) e nos Periódicos Eletrônicos de Psicologia (Pepsic), utilizando palavras da língua portuguesa. Os descritores de assunto usados foram “depressão”, “estresse” e “ansiedade”, na respectiva ordem. Posteriormente, refinou-se a busca, conservando artigos de 2011 até junho de 2016 que tratavam e elencavam os construtos citados. Os trabalhos científicos que relacionavam apenas dois construtos foram excluídos, bem como dissertações, teses e ensaios clínicos. Dos 154 artigos encontrados, apenas 22 foram selecionados. Verificou-se a interferência de alguns fatores na significância das correlações realizadas entre os construtos e nas suas definições conceituais, de acordo com cada estudo e que, por conseguinte, apresentaram variações. Ademais, a referida revisão demonstrou a carência de estudos mais aprofundados na literatura atual sobre a relação entre depressão, estresse e ansiedade. Contrapondo-se a relevância social de tais estudos, visto que, os transtornos mentais estão entre as principais causas de morbidades nas sociedades contemporâneas, afetando as relações sociais e gerando custos exorbitantes ao poderio público. Desse modo, torna-se evidente a necessidade de uma maior produção de trabalhos sobre o tema na busca por um maior desenvolvimento científico na área, dado a relevância na compreensão desses transtornos para alcançar melhorias na saúde e, em acréscimo, nos âmbitos socioeconômicos da sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48835
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_mssantos.pdf50,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.