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dc.contributor.authorGurgel, Manoelito Costa-
dc.contributor.authorLeurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga-
dc.date.accessioned2019-12-18T14:34:09Z-
dc.date.available2019-12-18T14:34:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationGURGEL, Manoelito Costa; LEURQUIN, Euália Vera Lúcia Fraga. Linguagem, consciência e ação: a interpretação do agir no contexto da formação inicial de professores de língua materna. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48813-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectAçãopt_BR
dc.titleLinguagem, consciência e ação: a interpretação do agir no contexto da formação inicial de professores de língua maternapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNesta comunicação, apresentaremos a nossa pesquisa de doutorado, a qual está em andamento. Nela, analisaremos como os estagiários da disciplina de Estágio em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Ceará representam e ressignificam, na e pela linguagem, o seu agir em sala de aula. Para esta análise, assumiremos os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sóciodiscursivo (BRONCKART, 2004, 2009), assim como conceitos e métodos propostos pela Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999). Baseados nesses aportes teórico-metodológicos, identificaremos e analisaremos, como categoria analítica, as figuras de ação (BUELA, 2010) que os estagiários mobilizarão para interpretarem e representarem discursivamente o seu agir. Como procedimento de coleta de dados, realizaremos, após as aulas dos estagiários, a técnica da auto-confrontação, na qual esperamos que eles interpretem o seu agir. Na análise, tentaremos responder às perguntas: Quais são as figuras interpretativas do agir presentes nos textos produzidos pelos professores em formação inicial na e sobre a situação de trabalho? Quais são as representações sobre os diferentes elementos constitutivos do agir do professor que as figuras de ação (re)velam? Quais são as (re)configurações e avaliações sobre o agir do professor de língua materna em formação inicial que são construídas nesses textos? Com a análise, esperamos validar o nosso pressuposto de que há uma relação entre as figuras de ação e determinados aspectos do agir do professor, que são ressignificados nos textos, embora essa relação não seja necessária nem direta, já que o que parece haver é, na verdade, uma tendência de mobilização de determinada figura de ação para tratar de determinados aspectos do agir do professor. Nesta pesquisa, por fim, proporemos que a auto-confrontação é um procedimento metodológico que pode ser adotado pelas disciplinas de estágio para a análise do agir dos professores em formação inicial.pt_BR
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