Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48813
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gurgel, Manoelito Costa | - |
dc.contributor.author | Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T14:34:09Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T14:34:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | GURGEL, Manoelito Costa; LEURQUIN, Euália Vera Lúcia Fraga. Linguagem, consciência e ação: a interpretação do agir no contexto da formação inicial de professores de língua materna. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48813 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.subject | Consciência | pt_BR |
dc.subject | Ação | pt_BR |
dc.title | Linguagem, consciência e ação: a interpretação do agir no contexto da formação inicial de professores de língua materna | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesta comunicação, apresentaremos a nossa pesquisa de doutorado, a qual está em andamento. Nela, analisaremos como os estagiários da disciplina de Estágio em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Ceará representam e ressignificam, na e pela linguagem, o seu agir em sala de aula. Para esta análise, assumiremos os pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sóciodiscursivo (BRONCKART, 2004, 2009), assim como conceitos e métodos propostos pela Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999). Baseados nesses aportes teórico-metodológicos, identificaremos e analisaremos, como categoria analítica, as figuras de ação (BUELA, 2010) que os estagiários mobilizarão para interpretarem e representarem discursivamente o seu agir. Como procedimento de coleta de dados, realizaremos, após as aulas dos estagiários, a técnica da auto-confrontação, na qual esperamos que eles interpretem o seu agir. Na análise, tentaremos responder às perguntas: Quais são as figuras interpretativas do agir presentes nos textos produzidos pelos professores em formação inicial na e sobre a situação de trabalho? Quais são as representações sobre os diferentes elementos constitutivos do agir do professor que as figuras de ação (re)velam? Quais são as (re)configurações e avaliações sobre o agir do professor de língua materna em formação inicial que são construídas nesses textos? Com a análise, esperamos validar o nosso pressuposto de que há uma relação entre as figuras de ação e determinados aspectos do agir do professor, que são ressignificados nos textos, embora essa relação não seja necessária nem direta, já que o que parece haver é, na verdade, uma tendência de mobilização de determinada figura de ação para tratar de determinados aspectos do agir do professor. Nesta pesquisa, por fim, proporemos que a auto-confrontação é um procedimento metodológico que pode ser adotado pelas disciplinas de estágio para a análise do agir dos professores em formação inicial. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mcgurgel.pdf | 50,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.