Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800
Type: Resumo
Title: Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD
Authors: Sena, Luciana Silva de
Santos, Nayara Pereira
Silva, Andréa Soares Rocha da
Keywords: Educação a distância;Equipe multiprofissional;Formação permanente
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SENA, Luciana Silva de; SANTOS, Nayara Pereira; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Diagnóstico situacional para implementação da educação a distância na educação permanente do município de Fortaleza: a equipe de EAD. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Abstract in Brazilian Portuguese: A educação a distância (EaD) é caracterizada como uma modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação, e onde as atividades são desenvolvidas em lugares ou tempos diversos. A Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (COGTES) coordena a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na em Fortaleza, e é responsável pela regulação das práticas de ensino em serviço na saúde do município. O objetivo da pesquisa é identificar os recursos técnicos e de pessoal disponíveis na COGTES para estruturação de uma equipe de EaD que atenda a demanda de educação permanente e com as competências adequadas a esta função. Os dados apresentados fazem parte de uma pesquisa que engloba o levantamento da demanda de formação dos profissionais e a equipe de EaD, para identificar a capacidade de atendimento da demanda. A coleta de dados relativa à composição e funcionamento da equipe de EaD da COGTES foi realizada mediante entrevista direta com a coordenadora da equipe, sendo complementada por revisão da literatura publicada, para comparação com o perfil de equipe ideal para atender as necessidades do público alvo. A equipe de EaD da COGTES é atualmente composta por 2 colaboradores fixos e 1 avulso; a equipe tem iniciado a produção de materiais através de vídeo aulas, e conta com o Moodle da Secretaria Municipal de Saúde como ambiente virtual de aprendizagem. Mostra-se ainda ser necessário um maior investimento da gestão pública em infraestrutura tecnológica e física e na capacitação da equipe de EaD da COGTES, a fim de que esta tenha condições de desenvolver as atividades necessárias a ofertas de ações de educação permanente via EaD aos profissionais de saúde do município de Fortaleza. Pelo pequeno tamanho da amostra, convém citar como limitação, que o presente estudo carece de coletas de dados adicionais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48800
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_lssena.pdf50,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.