Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48793
Tipo: Resumo
Título: Análise de biomassa e ácidos nucléicos na cinética de formação de biofilme de trichosporon Inkin e t. Asahii
Autor(es): Pereira, Lívia Maria Galdino
Evangelista, Antonio José de Jesus
Sousa, José Kleybson de
Serpa, Rosana
Cordeiro, Rossana de Aguiar
Palavras-chave: Biofilme;Trichosporon;Ácidos nucleicos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: PEREIRA, Lívia Maria Galdino et al. Análise de biomassa e ácidos nucléicos na cinética de formação de biofilme de trichosporon Inkin e t. Asahii. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: Em pacientes com doenças hematológicas graves, fungos do gênero Trichosporon podem causar infecções disseminadas graves podendo evoluir ao óbito. Geralmente, estas infecções estão associadas à formação biofilmes em dispositivos hospitalares. Estudos relatam que os ácidos nucléicos na matriz extracelular de biofilmes formados por patógenos fúngicos relacionam-se com o aumento da biomassa dessas comunidades. Porém, pouco se sabe sobre a contribuição dessas moléculas para a estrutura e funcionamento dos biofilmes de Trichosporon. Investigamos a formação de biofilmes e produção de ácidos nucleicos presentes no sobrenadante e na matriz extracelular de biofilmes formados por cepas clínicas de T. inkin (n=1) e T. asahii (n=1), e sua relação com aumento da biomassa presente nessas estruturas. Biofilmes foram formados em meio RPMI a 35ºC e após incubação por 6, 24, 48, 72, 96 e 168h, os sobrenadantes eram aspirados e os biofilmes eram removidos dos poços para análises. A concentração de ácidos nucléicos foi estimada a partir de leitura de absorbância a 260nm; a biomassa foi estimada por reação de cristal violeta e posterior análise de absorbância a 540nm. Os resultados mostraram que o aumento da produção de ácidos nucleicos de ambas as espécies se deu após 48h, tanto para sobrenadante como para matriz, quando o biofilme se encontra maduro. Em 72h a quantidade de ácidos nucleicos na matriz extracelular foi maior do que no sobrenadante, já em 96h houve um pico de concentração equivalente nas condições das duas cepas, mantendo-se constante nas próximas horas. A análise de biomassa alcançou valores de absorbância máximos após 24h de formação do biofilme, os quais se mantiveram constantes ao longo dos tempos de análise. Assim, podemos relacionar que a produção de ácidos nucleicos favoreceu o aumento da biomassa antes da maturação completa do biofilme no tempo de 48h. Faz-se necessário estudos mais detalhados para analisar a influência dessa molécula na formação do biofilme.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48793
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmgpereira.pdf51,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.