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Tipo: Dissertação
Título : Pós-avaliação da previsão de demanda por transportes no Município de Fortaleza
Título en inglés: Post-evaluation of Fortaleza’s urban transport demand forecasting process
Autor : Lopes Filho, José Iran de Oliveira
Tutor: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palabras clave : Transportes;Transportes - Planejamento
Fecha de publicación : 2003
Citación : LOPES FILHO, J. I. O. Pós-avaliação da previsão de demanda por transportes no Município de Fortaleza. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação de mestrado teve como bjetivo principal realizar uma pós-avaliação do processo de previsão de demanda (método, projeções e recomendações) inerente ao planejamento dosistema de transportes do município de Fortaleza, relativo ao período compreendido entre os finais das décadas de 70 e 90. Face a uma realidade atual de vasta utilização do ferramental analítico de modelagem de demanda por transportes, esta pesquisa visouanalisar criticamente o processo de elaboração do Plano Diretor de Transportes Urbanos de Fortaleza -PDTU, concluído em 1983, tomando por base a pesquisa domiciliar realizada no município em 1977, assim como o valor da evolução das variáveis socioeconômicas e de uso do solo residencial, e as recomendações de intervenção na malha viária e no transporte público constantes naquele plano. A partir de uma caracterização de uma realidade baseada nos dados da pesquisa domiciliar de 1996 e dos levantamentos de campo dos projetos METROFOR (metrô de Fortaleza) e CTAFOR (sistema de controle centralizado do tráfego de Fortaleza) e do último censo demográfico do IBGE, foi possível retratar o cenário do ano-horizonte e compará-lo não só com aquele que foi previsto pelos planejadores na elaboração do PDTU, como também com um cenário resultante de previsões geradas por modelos agregados, calibrados com os dados do final da década de 70 e projetadas com base na evolução real das variáveis socioeconômicas e de uso do solo residencial, observadas 20 anos depois. A pesquisa mostrou que a demanda prevista empiricamente pelos planejadores foi superestimada para o ano-horizonte do PDTU. Mesmo com a aplicação de modelos agregados calibrados com os dados coletados no final da década de 70 e alimentados com valores que refletiam a evolução real das variáveis socioeconômicas, a demanda simulada foi superior à observada atualmente. Portanto, este estudo compara a dificuldade em se planejar um sistema de transportes de longo prazo, mesmo com os recursos de um ferramental analítico de previsão agregada da demanda, sem um efetivo controle do uso do solo, além da ausência de um contínuo monitoramento ao longo de sua vigência.
Abstract: This M.Sc. thesis research has as its main objective to carry out a post-evaluation study of the planning process of Fortaleza’s transportation system during the time span between 70’s and 90’s. In the midst of a currentreality of vast use of analytical tools in forecasting transportation demand this research aims at the critical analysis of the PDTU –Fortaleza’s Urban Transportation Master Plan, released in 1983. This work is based upon the 1977 household origin-destination survey as well as the actual evolution of socioeconomic and land use variables and the plan’s recommendations for increasing capacity on the road and transit networks. It is believed that, starting from a characterization of the present reality basedon the 1996 household O/D survey and the field surveys made out by the METROFOR Fortaleza’s metro system), CTAFOR (Fortaleza’s traffic control system) studies and IBGE (Brazilian Institute for Geography and Statistic) it will be possible to portray the actual scenario of the plan’s horizon decade (90’s) and to compare it not only with that scenario which was foreseen by the planners who developed the PDTU, but also with the scenario forecasted by aggregate demand models, calibrated with the 70’s data and fed by the actual evolution of the socioeconomic and land use variables, observed 20 years later. The research has shown that the demand foreseen empiricaly for the planner was super-estimated to the plan’s horizon of PDTU. Even with the application of aggregated patterns calibrated with data collected at the end of the 70’s and fed with values that reflected the real evaluation of the social -economical variables. The simulated demand was superior to the one observed nowadays. Therefore, this study comparesthe difficulty of planning a long-term transportation system, even with the resources of the analysis-support of aggregated prediction of the demand, without a hard legislation of land use besides the lack of a continuous monitoring along its validity.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4877
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

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