Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48756
Tipo: Resumo
Título : Pedagogia: princípios, métodos da etnia pitaguary
Autor : Lima, Maria Veronica Alves de
Porto, Bernadete de Souza
Palabras clave : Educação escolar indígena;Interculturalidade;Escola diferenciada
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : LIMA, Maria Veronica Alves; PORTO, Benadete de Souza. Pedagogia: princípios, métodos da etnia pitaguary. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumen en portugués brasileño: A educação Indígena é uma modalidade recente na educação básica no Brasil, ela se refere a esses processos peculiares de transmissão e produção dos conhecimentos dos povos indígenas. Dentro desta modalidade temos a Educação Escolar Indígena (E.E.I.), que é a escola apropriada pelos povos indígenas para reforçar seus projetos socioculturais, fazendo uma ligação dos conhecimentos tradicionais com os conhecimentos universais, para contribuir com as novas demandas geradas a partir do contato com a sociedade global (DCNEEI, 2012). A missão pedagógica da escola indígena é ter como princípios: igualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo, da interculturalidade, multiculturalidade, organização comunitária e territorialidade (DCNEEI, 2012). Esses ideais para a E.E.I. estão presentes nos documentos oficiais, como a LDB/96, as Referências Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena (RCNEEI) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (DCNEEI). Na etnia dos Pitaguary, a escola da aldeia de Santo Antônio do Pitaguary tem 15 anos de existência, de lutas, conquistas e desafios. A pesquisa tem como objetivo, descrever os elementos de uma pedagogia indígena, analisando a valorização e promoção da preservação da cultura e história do povo Pitaguary. Na pesquisa foi utilizada como metodologia a abordagem etnográfica. Ela consiste em considerar o cotidiano como o conjunto de atividades realizadas, reflexões, sendo o indivíduo visto como sujeito concreto, social e histórico (HELLEN, 1977, p.17). A pesquisa ainda está em fase de conclusão, mas considero que a escola diferenciada da aldeia Santo Antônio do Pitaguary possui em sua relação escola-aldeia muitos saberes históricos, culturais e tradicionais, mas que ainda não foram tratados como elementos pedagógicos, com uma intencionalidade que direcione e fortifique o protagonismo daqueles indivíduos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48756
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_mvalima.pdf49,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.