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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48756
Tipo: | Resumo |
Título: | Pedagogia: princípios, métodos da etnia pitaguary |
Autor(es): | Lima, Maria Veronica Alves de Porto, Bernadete de Souza |
Palavras-chave: | Educação escolar indígena;Interculturalidade;Escola diferenciada |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | LIMA, Maria Veronica Alves; PORTO, Benadete de Souza. Pedagogia: princípios, métodos da etnia pitaguary. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). |
Resumo: | A educação Indígena é uma modalidade recente na educação básica no Brasil, ela se refere a esses processos peculiares de transmissão e produção dos conhecimentos dos povos indígenas. Dentro desta modalidade temos a Educação Escolar Indígena (E.E.I.), que é a escola apropriada pelos povos indígenas para reforçar seus projetos socioculturais, fazendo uma ligação dos conhecimentos tradicionais com os conhecimentos universais, para contribuir com as novas demandas geradas a partir do contato com a sociedade global (DCNEEI, 2012). A missão pedagógica da escola indígena é ter como princípios: igualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo, da interculturalidade, multiculturalidade, organização comunitária e territorialidade (DCNEEI, 2012). Esses ideais para a E.E.I. estão presentes nos documentos oficiais, como a LDB/96, as Referências Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena (RCNEEI) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena (DCNEEI). Na etnia dos Pitaguary, a escola da aldeia de Santo Antônio do Pitaguary tem 15 anos de existência, de lutas, conquistas e desafios. A pesquisa tem como objetivo, descrever os elementos de uma pedagogia indígena, analisando a valorização e promoção da preservação da cultura e história do povo Pitaguary. Na pesquisa foi utilizada como metodologia a abordagem etnográfica. Ela consiste em considerar o cotidiano como o conjunto de atividades realizadas, reflexões, sendo o indivíduo visto como sujeito concreto, social e histórico (HELLEN, 1977, p.17). A pesquisa ainda está em fase de conclusão, mas considero que a escola diferenciada da aldeia Santo Antônio do Pitaguary possui em sua relação escola-aldeia muitos saberes históricos, culturais e tradicionais, mas que ainda não foram tratados como elementos pedagógicos, com uma intencionalidade que direcione e fortifique o protagonismo daqueles indivíduos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48756 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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