Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48741
Tipo: | Resumo |
Título: | Inclusão de estudante com deficiência visual: um relato de experiência no curso de música do ICA/UFC |
Autor(es): | Simiao, Paulo Mateus Silva Silva, Jonatas Souza e Junior, Gerardo Silveira Viana |
Palavras-chave: | Educação musical inclusiva;Ensino superior;Percepção;Solfejo |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SIMIAO, Paulo Mateus Silva; et al. Inclusão de estudante com deficiência visual: um relato de experiência no curso de música do ICA/UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). |
Resumo: | O trabalho apresenta aspectos referentes à metodologia utilizada pelo professor da disciplina de Percepção e Solfejo I, do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, (campus Fortaleza), sob a ótica de um aluno com deficiência visual. O objetivo do Curso é “formar o professor de música, em nível superior, com conhecimentos da pedagogia e linguagem musical, capaz de atuar de maneira crítica e reflexiva interagindo com o meio em que atua enquanto educador musical”. O currículo do Curso possui quatro unidades curriculares: Fundamentos da Música; Ações Pedagógicas; Práticas Instrumentais e Práticas Vocais. A referida disciplina é conteúdo curricular obrigatório do primeiro semestre do Curso e está inserida na unidade de Fundamentos da Música, sua carga horária total é de 64h/a. A ementa da disciplina apresenta os pontos a serem trabalhados: “Solfejo e percepção de melodias empregando graus conjuntos e saltos entre as notas do acorde de tônica na escala diatônica maior. Solfejo e percepção de ritmos em compassos simples, com a unidade de tempo dividida em duas partes iguais. Princípios Básicos de Composição de Melodias. Memorização e classificação de intervalos melódicos”. A partir desse contexto, o presente trabalho objetiva analisar as práticas docentes utilizadas pelo professor da disciplina de Percepção e Solfejo I, para a inclusão de um aluno cego. Dentre os aspectos que foram analisados destacamos: a leitura e escrita musical, o solfejo relativo, o uso da manosolfa e os processos de avaliação. Apresentando os processos metodológicos, o trabalho trata-se de um relato de experiências a partir das vivências do pesquisador dentro da disciplina de Percepção e Solfejo I, dialogando com outros autores e documentos importantes para a construção e relevância da pesquisa. Observou-se, neste trabalho, que a inclusão, apesar das dificuldades que eventualmente surjiram, foi muito bem sucedida no caso em questão, uma vez que os resultados foram positivos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48741 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_pmssimiao.pdf | 49,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.