Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48738
Type: | Resumo |
Title: | Curso de ilustração científica: técnicas de desenho aplicadas à biologia |
Authors: | Lindolfo, Patricia Victoria Lima Silva Júnior, Carlito Alves da Almeida, Ana Karolina Rodrigues de Oliveira, Nathalia Braga Fayao Matos, Thiago Loreto Matos Gallão, Maria Izabel |
Keywords: | Ilustração científica;Ensino de botânica;Ensino de zoologia |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | LINDOLFO, Patricia Victoria Lima; et al. Curso de ilustração científica: técnicas de desenho aplicadas à biologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A ilustração científica difere da artística em sua finalidade, pois procura representar e descrever a realidade de forma fiel, sendo de grande utilidade nas Ciências Biológicas quando se busca representar um organismo ou estrutura. Com base nisso, o PET/Biologia/UFC, em parceria com alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas, realizou o V Curso de Ilustração Científica, visando fornecer um aprimoramento de técnicas de ilustração aplicadas à botânica e zoologia. O Curso ocorreu no período de 25 de julho a 05 de agosto de 2016, com uma carga horária de 20 horas, obtendo um total de 26 participantes, sendo quatro petianos. Durante o curso foram abordados os seguintes conteúdos: introdução à ilustração científica; formas básicas; luz, sombra e perspectiva; desenho de observação; textura de material biológico; técnicas de nanquim; ilustração biológica e ilustração botânica. O curso foi realizado no Laboratório de Biologia Celular (Biolab) e no Laboratório de Sistemática Vegetal. As aulas eram ministradas de forma expositiva, sendo realizadas logo em seguida as práticas correspondentes. Foi aplicado um questionário ao fim do curso para avaliar o nível de satisfação dos alunos e este obteve um alto índice satisfatório. Alguns alunos acharam o tempo insuficiente e sugeriram que a carga horária fosse aumentada. Também sugeriram que o curso fosse dividido em dois: um voltado para a botânica e outro para a zoologia. Foi sugerida a realização de outros cursos com temáticas parecidas como pintura e ilustração digital. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48738 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_pvllindolfo.pdf | 50,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.