Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48738
Tipo: Resumo
Título: Curso de ilustração científica: técnicas de desenho aplicadas à biologia
Autor(es): Lindolfo, Patricia Victoria Lima
Silva Júnior, Carlito Alves da
Almeida, Ana Karolina Rodrigues de
Oliveira, Nathalia Braga Fayao
Matos, Thiago Loreto Matos
Gallão, Maria Izabel
Palavras-chave: Ilustração científica;Ensino de botânica;Ensino de zoologia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LINDOLFO, Patricia Victoria Lima; et al. Curso de ilustração científica: técnicas de desenho aplicadas à biologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Programas de Educação Tutorial, 3).
Resumo: A ilustração científica difere da artística em sua finalidade, pois procura representar e descrever a realidade de forma fiel, sendo de grande utilidade nas Ciências Biológicas quando se busca representar um organismo ou estrutura. Com base nisso, o PET/Biologia/UFC, em parceria com alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas, realizou o V Curso de Ilustração Científica, visando fornecer um aprimoramento de técnicas de ilustração aplicadas à botânica e zoologia. O Curso ocorreu no período de 25 de julho a 05 de agosto de 2016, com uma carga horária de 20 horas, obtendo um total de 26 participantes, sendo quatro petianos. Durante o curso foram abordados os seguintes conteúdos: introdução à ilustração científica; formas básicas; luz, sombra e perspectiva; desenho de observação; textura de material biológico; técnicas de nanquim; ilustração biológica e ilustração botânica. O curso foi realizado no Laboratório de Biologia Celular (Biolab) e no Laboratório de Sistemática Vegetal. As aulas eram ministradas de forma expositiva, sendo realizadas logo em seguida as práticas correspondentes. Foi aplicado um questionário ao fim do curso para avaliar o nível de satisfação dos alunos e este obteve um alto índice satisfatório. Alguns alunos acharam o tempo insuficiente e sugeriram que a carga horária fosse aumentada. Também sugeriram que o curso fosse dividido em dois: um voltado para a botânica e outro para a zoologia. Foi sugerida a realização de outros cursos com temáticas parecidas como pintura e ilustração digital.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48738
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_pvllindolfo.pdf50,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.