Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48702
Tipo: | TCC |
Título : | Química: uma ferramenta em educação ambiental. |
Título en inglés: | Chemistry: a tool in environmental education. |
Autor : | Tuya, Krsna Cordeiro de |
Tutor: | Becker, Helena |
Palabras clave : | Química e Educação;Educação Ambiental;Metodologia para Ensino de Química |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | TUYA, Krsna Cordeiro de. Química: uma ferramenta em educação ambiental. 2017. 38f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho apresenta uma proposta de utilização da Química como ferramenta para atuação em educação ambiental, ao mesmo tempo que explora a educação ambiental como forma de contextualização para a Química, afirmando conceitos químicos a partir de um cotidiano que o aluno possua intimidade, auxiliando a construção do conhecimento de modo a tornar o estudante protagonista do trabalho. A forma como a metodologia foi trabalhada não ocorreu por sequenciamento específico. Isso possibilitou uma diferenciação no meio de transmissão de conhecimentos unidirecional proposta pelo tradicionalismo e permitiu que esse aluno protagonista compreendesse como unir todo conhecimento adquirido de forma fragmentada durante séries escolares anteriores, e o mais importante conseguiu formular frases e conceitos com segurança e termos mais elaborados e assim, nomear situações e objetos. Todo esse trabalho foi possível graças a elaboração de um mapa conceitual o qual, ao mesmo tempo em que limita ou resume a área de atuação do facilitador da atividade, expande a discussão nas conexões que os alunos protagonistas propõem. Isso somado a utilização de atividades que funcionam como jogos adaptados e experimentos, pois aula de Química sem experimento para eles não existe. O resultado é a possibilidade de ajudar a construir nesses alunos o conhecimento científico embutido no pensamento questionador que auxilia a construção de um cidadão com visão sustentável do mundo ao seu redor. |
Abstract: | This work presents a proposal to use chemistry as a tool to act in environmental education, while exploring environmental education as a way of contextualizing the chemistry teaching. The main objective was to make the student the protagonist of the construction of his own knowledge. Here the chemical concepts were presented based on daily life questions faced by the students using a non-sequential methodology. This resulted in a multidirectional way of transmitting knowledge when compared to unidirectional and traditional forms of education. This movement allowed these protagonist students to understand how to unite all knowledge acquired in a fragmented way during previous school years. As results they start working chemical concepts with more security and using more precise terms when given their answers. All this work was possible thanks to the elaboration of a conceptual map which, while summarizing the area of activity, expands the discussion making connections with the questions proposed by the students. In addition, activities were adapted using games and experiments as didactical resources always presents in the chemistry classes. As final considerations, were the possibility of helping to build in students the scientific knowledge embedded in the questioning thought that promotes the construction of a citizen with a sustainable vision of the world. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48702 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_kctuya.pdf | 897,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.