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Tipo: TCC
Título : Ver ou não ver, eis a reação: quebrando barreiras no ensino de química para pessoas com deficiência visual através da experimentação.
Título en inglés: To see or not to see, here's the reaction: breaking down barriers in chemistry teaching for visually impaired people through experimentation.
Autor : Santos, Sarah Brenda Ferreira dos
Tutor: Brasil, Nilce Viana G. Pompeu de Sousa
Palabras clave : Educação Inclusiva;Experimentação;Pessoas com deficiência visual
Fecha de publicación : 2017
Citación : SANTOS, Sarah Brenda Ferreira dos. Ver ou não ver, eis a reação: quebrando barreiras no ensino de química para pessoas com deficiência visual através da experimentação. 2017. 70 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O ensino de Química tem sido socializado de modo cartesiano na maior parte das comunidades escolares e tal metodologia traz o efeito desejado para as formas de avaliações de conhecimento na atualidade. No entanto, quando os discentes são pessoas com deficiência visual, é necessária a criação de metodologias adequadas para que o aprendizado ocorra de modo efetivo. Diante da problemática explanada, o presente trabalho foi realizado com objetivo conceber a estudantes com deficiência visual a aquisição de conhecimentos químicos por meio da experimentação. A pesquisa foi realizada no Instituto Hélio Góes, uma escola da rede privada mantida pela Sociedade de Assistência aos Cegos — SAC (espaço escolar de ensino inclusivo). As aulas foram aplicadas ao 9° ano do Ensino Fundamental, utilizando o tema “A Química das Sensações” para contextualizar os conceitos de misturas e de seus métodos de separação. A metodologia se bifurca em dois caracteres (teórico e prático). Um dos pontos explorados no projeto se caracterizou pela união entre Universidade e escola. Deste modo, foi realizada uma visita em ambientes acadêmicos da Universidade Federal do Ceará, com tal vivência sendo aplicada aos conhecimentos teóricos expostos com experimentação. Os resultados mostram que a metodologia aplicada tornou o aprendizado de química mais eficaz, colaborando para o desenvolvimento de novas percepções na disciplina em questão e as aplicabilidades de tais conceitos em seu cotidiano. Na intenção de embasar as ações experimentais realizadas neste estudo, uma parte investigativa surge no trabalho para que seja esclarecido o panorama sócio-pedagógico, no qual os discentes da Educação Básica desses espaços escolares estão inseridos. O estudo revelou a insegurança de docentes em formação acerca de posturas pedagógicas com discentes com deficiência visual e também a necessidade dos discentes encontrarem meios para que estes usufruam da experimentação. Os estudantes reclamam pela carência de materiais didáticos e também requerem uma maior independência de docentes, pois os mesmos se apoiam demais em profissionais de Atendimento Educacional Especializado. Juntas, as duas partes integram uma tentativa de começar a difundir o ensino da Química em comunidades de pessoas com deficiência visual e de pessoas com baixa visão na cidade de Fortaleza, pois em acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a educação básica deve ser um direito que atinge os indivíduos sem nenhuma restrição ou distinção oriunda de qualquer diferença destes mesmos. Em termos destes ideais, segue um movimento social das comunidades escolares que possuem discentes com deficiência visual em busca de um real entendimento das ciências e do ambiente que os cerca. Tais artefatos trarão aos discentes o que é fundamental ao estudante do mundo atual: protagonismo juvenil.
Abstract: The Chemistry teaching has been socialized through traditional approach in the most part of scholar communities in which has shown effective results as a teaching methodology. For students who has some visual impairment, it’s needed to create new teaching ways according to this reality for an effective learning. This work aims to conceive to visual impaired students to acquire Chemical knowledge through the experimentation. The research was developed with students from the 9th year at educational level, which has students aged between 7 and 14, with an inclusive education at “Instituto Hélio Góes”, a school which is supported by “Sociedade de Assitência aos Cegos (SAC)”. The theme used was “Sensation Chemistry”, a way to context the Chemistry mixtures and its separation methods. Some experimental classes were done at the “Universidade Federal do Ceará” to create a link between the University and the school. To investigate the pedagogical reality of the students was made a research to base the experimental actions of this study which revealed that teachers feel insecure about Chemistry teaching for blind people. Students reported that they need to have more experiments in their classes, more didactic materials and that teachers depend on specialized educational services. Our findings revealed that these experiments made classes interesting, bringing new conceptions about Chemistry in daily student’s life specially for impaired students. This work integrates a beginning of the Chemistry learning democratization in the city of Fortaleza according to the Universal Declaration of Human Rights.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48681
Aparece en las colecciones: QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

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