Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48679
Type: TCC
Title: Jogo Atomiquiztica: proposta de um recurso didático para o ensino de química
Title in English: Atomistic game: proposal of a didactic resource for chemistry teaching
Authors: Ferreira, Elano Nery
Advisor: Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa
Keywords: Jogo didático;Lúdico;Aprendizagem
Issue Date: 2017
Citation: FERREIRA, Elano Nery. Jogo Atomiquiztica: proposta de um recurso didático para o ensino de química. 2017. 46 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: A Química é um dos campos da ciência de fundamental importância na compreensão de alguns fenômenos da natureza. No entanto, a maioria dos estudantes não está interessada ou incentivada a aprender química e os professores não estão motivados na formação de professores para reverter esse problema na sala de aula. A busca de estratégias de aprendizagem que permitem que os alunos associem o conhecimento científico aos aspectos sociais, políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos de suas vidas diárias é um desafio que pode ser alcançado se as desvantagens do ensino tradicional forem minimizadas. Este trabalho reporta a utilização de um jogo de química, chamado Atomiquiztica, como ferramenta didática a fim de estimular o processo de ensino e aprendizagem em Química de estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública em Fortaleza-CE, Brasil. Um total de 101 alunos participaram da atividade, o jogo Atomiquiztica, o qual aborda sobre os conteúdos de atomística, a fim de incentivar os alunos a estudarem Química. Após a aplicação do jogo, um questionário composto de sete perguntas foi aplicado e que foi desenvolvido para identificar o entendimento dos alunos, considerando suas dificuldades de aprendizagem e suas opiniões sobre o material didático. Foi constatado que o jogo contribuiu de forma dinâmica, diferente do convencional, sendo uma atividade divertida, permitindo trabalhar os conceitos de atomística, o aspecto social dentro de sala, bem como despertar o interesse e motivação para a aprendizagem em Química.
Abstract: Chemistry is one of the fields of science of fundamental importance in the understanding of some phenomena of nature. However, most students are not interested or encouraged to learn chemistry and teachers are not motivated in teacher training to reverse this problem in the classroom. The search of learning strategies that allow students to associate scientific knowledge with the social, political, economic, environmental and technological aspects of their daily lives is a challenge that can be achieved if the drawbacks of the traditional teaching are minimized. This work reports the use of a chemistry game, named Atomiquiztica, as a didactic tool in order to stimulate the teaching and learning process in chemistry of students of the 2nd year of High School in a public school in Fortaleza, Brazil. A total of 101 students participated in the activity, Atomiquiztica, which discusses about the atomistic contents, in order to encourage students to study Chemistry. After the application of the game, a questionnaire composed of seven questions was applied and was developed to identify the students' understanding, considering their learning difficulties and their opinions about the didactic material. It was verified that the game contributed in a dynamic way, different from the conventional, being a fun activity, allowing to work the atomistic concepts, the social aspect inside the room, as well as to arouse interest and motivation for the learning in Chemistry.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48679
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_enferreira.pdf2,24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.