Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48674
Type: TCC
Title: Reflexões sobre a utilização de jogos didáticos: um estudo qualitativo
Title in English: Reflections on the use of didactic games: a qualitative study
Authors: Bastos, Halina Fonseca
Advisor: Sales, Helena Becker
Keywords: Química;Jogos didáticos;Meio Ambiente
Issue Date: 2017
Citation: BASTOS, Halina Fonseca. Reflexões sobre a utilização de jogos didáticos: um estudo qualitativo. 2017. 50 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como tema o uso da contextualização como ferramenta para atingir o equilíbrio entre a educação e a brincadeira, que segundo Kishimoto, é necessário em um jogo didático. Para isso é importante que o discente conheça o que é um jogo didático e contextualização. Assim, essa pesquisa tem caráter qualitativo, objetivando uma discussão teórica, com base na literatura e em dados reais sobre as concepções dos professores e suas dificuldades acerca do tema, para assim ampliar as opções sobre como inserir da melhor forma possível a química, meio ambiente e contextualização em um jogo. Foi elaborado um jogo intitulado “Os Quatro Elementos”, constituído de 46 (quarenta e seis) cartas com questões de múltipla escolha e abertas, juntamente com suas regras, disposição do tabuleiro e um questionário aberto para professores sobre o lúdico, ensino da química do meio ambiente e contextualização. Ao todo foram convidados informalmente a participar desse estudo 15 (quinze) pessoas que já lecionam, onde todas aceitaram o convite. Foi enviado via e-mail o jogo Os quatro elementos, suas regras e um questionário aberto; para todas foi dado um prazo de 3 (três) dias para responder o questionário via e mail, contudo, apenas 4 (quatro) responderam o questionário. Foi possível observar, até mesmo com a falta de retorno, a dificuldade dos discentes em trabalhar com o tema jogos, analisando ao longo desta pesquisa suas diferentes concepções acerca desse estudo.
Abstract: This work's main theme is the use of contextualization of environmental chemistry as a tool to reach the balance between education and playing, which according to Kishimoto, is necessary in a didactic game. For this it is important that the student knows what is a didactic game and contextualization. Thus. this research has a qualitative character, aiming a theoretical discussion, based on literature and real data about the conceptions of teachers and their difficulties about the subject matter. A game titled "The Four Elements" was developed, made of 46 (forty-six) cards with multiple choice and open questions, along with rules, board layout and an open questionnaire for the teachers about the playful, environmental chemistry teaching and contextualization. The target audience are graduated with a licentiate degree, but mainly students of Chemistry that are about to finish college and already teach. In total, 15 (fifteen) people that already teach were informally invited to participate in this study, all of them accepted the invite. The game "The Four Elements", along with its rules and an open questionnaire was sent by e-mail to all of them with a deadline of 3 (three) days to answer it and return it also by e-mail, however, only 4 (four) people answered the questionnaire. It was possible to observe, even with the lack of response, the difficulty of the students in working with the theme, analyzing through the course of this research their different conceptions concerning this study.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48674
Appears in Collections:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_hfbastos.pdf468,05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.