Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48670
Tipo: Dissertação
Título : As vozes (re)veladoras das representações identitárias dos professores universitários do Curso de Letras Inglês
Autor : Bastos, Rafael Lira Gomes
Tutor: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palabras clave : Dialogismo;Vozes;Representações Identitárias;Professor Universitário
Fecha de publicación : 2019
Citación : BASTOS, Rafael Lira Gomes. As vozes (re)veladoras das representações identitárias dos professores universitários do Curso de Letras Inglês. 2019. 148f - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho, situado na área da Linguística Aplicada, que compreende a linguagem como uma prática social, tem como objetivo analisar as relações dialógicas das vozes sociais constitutivas do discurso docente a fim de (re)velar as representações identitárias dos professores universitários do Curso de Letras Inglês da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Para tanto, organizamos nosso aporte teórico a partir da concepção dialógica da linguagem, desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin (1997, 2006, 2015, 2018), aliada aos conceitos da psicologia social sobre as representações identitárias (DUVEEN, 2013; MARKOVÁ, 2007, 2017), como um processo de (re)construção discursiva (MOITA LOPES, 2002, 1998; NORTON, 2016). Nosso caminho metodológico foi guiado pelos princípios da Ergonomia (AMIGUES, 2004; SOUZAE-SILVA, 2004) e da Clínica da Atividade (CLOT, 2010a, 2010b, 2017; VIEIRA; FAÏTA, 2003) que nos permitiram o suporte teórico-metodológico para a análise da atividade docente. Utilizamos o dispositivo metodológico autoconfrontação simples com três professores universitários que se fizeram voluntários para esta pesquisa. A partir dos diálogos produzidos na autoconfrontação simples, analisamos as relações dialógicas entre as vozes sociais constitutivas do discurso docente (re)veladoras dos posicionamentos axiológicos dos sujeitos, de suas representações identitárias, de forma a reconhecer as relações de alteridade e responsividade que se deixaram apreender por meio da atividade linguageira que emergiu do deslocamento espaço-temporal viabilizado pela autoconfrontação. Os resultados apontam para representações identitárias heterogêneas, fortemente marcadas pela voz didática e teóricometodológica que (re)velam um professor universitário do Curso de Letras Inglês como interativo e reflexivo, mas que ainda entende o ensino da língua como um sistema abstrato de regras, enfrentando desafios de ordem impeditiva para sua ação, como a falta de proficiência dos alunos na língua inglesa e a ausência de ferramentas para o ensino, demonstrando-se, assim, que o que está em jogo em uma análise do ensino como gênero profissional é o real da atividade que só pode ser acessado pela linguagem.
Abstract: This work, situated in the area of Applied Linguistics, which understands language as a social practice, aims to analyze the dialogical relations of the constitutive social voices in teaching discourse in order to reveal the identity representations of the professors of the English Language Course from Vale do Acaraú State University. Therefore, we organized our theoretical basis from the dialogical conception of language, developed by the Bakhtin Circle (1997, 2006, 2015, 2018), allied to the concepts of social psychology about identity representations (DUVEEN, 2013; MARKOVÁ, 2007, 2017), as a process of discursive (re)construction (MOITA LOPES, 2002, 1998; NORTON, 2016). Our methodological path was guided by the principles of Ergonomics (AMIGUES, 2004; SOUZA-E-SILVA, 2004) and Activity Clinic (CLOT, 2010a, 2010b, 2017; VIEIRA; FAÏTA, 2003), which allowed us the theoretical and methodological support for the teaching activity analysis. We used the simple self-confrontational methodological device with three university professors who volunteered for this research. From the dialogues produced in the simple self-confrontation, we analyzed the dialogical relations between the constitutive social voices of the teaching discourse, the axiological positions of the subjects, their identity representations, in order to recognize the relations of alterity and responsiveness that were allowed to be apprehended through the language activity that emerged from the spatiotemporal displacement made possible by selfconfrontation. The results point to heterogeneous identity representations, strongly marked by the didactic voice and the voice of theorist and methodological knowledge that reveals an English Language professor as interactive and reflective, but who still understands language teaching as an abstract system, facing obstacles of impediment to his action, such as the lack of proficiency of students in the English language and the absence of tools for teaching, thus demonstrating that what is at stake in an analysis of teaching as a professional genre is the real activity that can only be accessed through language.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48670
Aparece en las colecciones: PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2019_dis_rlgbastos.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.