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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do processo de implantação do Projeto Político Pedagógico nas Escolas da Rede Estadual de Ensino: um estudo de caso em Quixadá-CE
Autor(es): Costa, Adriana Gonçalves de Sales
Orientador: Bezerra, Roselane Gomes
Palavras-chave: Política Educacional;Projeto Político-Pedagógico;Gestão Escolar;Professores;Participação;Autonomia Escolar
Data do documento: 2019
Citação: COSTA, Adriana Gonçalves de Sales. Avaliação do processo de implantação do Projeto Político Pedagógico nas Escolas da Rede Estadual de Ensino: um estudo de caso em Quixadá-CE. 2019. 126f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Nesta dissertação, abordamos a elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como alternativa de gestão democrática na escola pública, em tempos de políticas que não partilham desses valores da gestão democrática. Nas diversas ações decisórias tomadas por meio da gestão escolar democrática, encontra-se a elaboração e execução do PPP, que deve apontar um rumo, uma direção, um sentido explícito, a ser estabelecido pela escola pública. Investigamos como se realiza o processo de elaboração dessa política de gestão, em uma escola do município de Quixadá/Ce, diante do contexto educacional brasileiro, considerando o cenário econômico mundial das últimas décadas e sua conexão com a realidade escolar investigada. A metodologia utilizada pautou-se na pesquisa quanti-qualitativa, e o estudo de caso teve como principal foco a ênfase na perspectiva de avaliação crítico-dialética, em profundidade, nos eixos do contexto social e institucional, como paradigmas de avaliação de políticas públicas, sobretudo as educacionais. Os instrumentos da pesquisa qualitativa foram o questionário estruturado e a entrevista com o grupo focal, articulados com o quadro teórico disponível sobre o tema. Nessa discussão, dialogamos com Ilma Passos Alencastro Veiga, nosso principal referencial teórico. Os resultados encontrados na investigação demonstram que o PPP apresenta consonância com a realidade escolar, mas, para que seja efetivamente elaborado e/ou executado, necessita da participação de toda a comunidade educativa, e funcionar como um acordo entre os diversos atores, de forma a contribuir para a repercussão positiva no contexto escolar. Nas considerações finais, afirmamos ser necessário materializar o PPP por meio de ações coletivas num documento que direcione e organize o trabalho pedagógico da escola fortaleça sua autonomia e a participação da comunidade educativa executando e avaliando seu próprio trabalho sendo esta responsável pelo futuro da instituição
Abstract: In this dissertation, we approach the elaboration of the Political-Pedagogical Project (PPP) as an alternative of democratic management in the public school, in times of politics that do not share these values of the democratic management. In the various decision-making actions taken through democratic school management, there is the elaboration and execution of the PPP, which should point out a direction, direction, and explicit meaning to be established by the public school. We investigate how the process of elaboration of this management policy is carried out, in a school in the city of Quixadá/Ce, considering the Brazilian educational context, considering the world economic scenario of the last decades and its connection with the investigated school reality. The methodology used was based on the quantitative and qualitative research, and the case study focused on the emphasis on the perspective of critical-dialectical evaluation, in depth, in the axes of the social and institutional context, as paradigms of public policy evaluation. Especially educational ones. The instruments of the qualitative research were the structured questionnaire and the interview with the focus group, articulated with the available theoretical framework on the subject. In this discussion, we dialogue with Ilma Passos Alencastro Veiga, our main theoretical reference. The results found in the investigation show that the PPP is in line with the school reality, but in order to be effectively elaborated and / or executed, it needs the participation of the entire educational community, and to function as an agreement between the various actors, in order to contribute to the positive repercussion in the school context. In the final considerations, we affirm that it is necessary to materialize the PPP through collective actions in a document that directs and organizes the pedagogical work of the school, strengthens its autonomy and the participation of the educational community, executing and evaluating its own work, being responsible for the future of the institution.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48632
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