Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48631
Type: | TCC |
Title: | A utilização de vídeo-aulas experimentais como recurso didático para facilitar o processo de ensino aprendizagem de química no ensino médio. |
Title in English: | The use of experimental video lessons as a didactic resource to facilitate the teaching process chemistry learning in high school |
Authors: | Sousa, Raquel Ferreira de |
Advisor: | Brasil, Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa |
Keywords: | Vídeo-Aulas;Química;Ensino Médio;Recurso Didático |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SOUSA, Raquel Ferreira de. A utilização de vídeo-aulas experimentais como recurso didático para facilitar o processo de ensino aprendizagem de química no ensino médio. 2017. 62 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | É bastante evidente a dificuldade dos alunos no aprendizado da disciplina de Química, sendo necessário que os professores estejam aptos para propor novas alternativas de ensino. Nesse contexto, destaca-se o vídeo-aula, que pode ser utilizado como um importante recurso educativo, sendo este, um mecanismo que pode auxiliar na aprendizagem. Assim, este recurso pode ser utilizado como material de apoio para tornar as atividades mais atrativas e dinâmicas. O presente trabalho tem como objetivo, verificar os impactos do uso de ferramentas audiovisuais na melhoria do processo ensino-aprendizagem na área de Química Orgânica em uma escola de Ensino Médio de Horizonte. Para isso a metodologia do estudo fundamentou-se numa revisão bibliográfica, complementada com uma pesquisa de campo, cujo principal instrumento de coleta foi a aplicação de um vídeo sobre hidrocarbonetos e petróleo e seus derivados da disciplina de Química, nas turmas do 3º ano, para avaliar o aprendizado com esse recurso. Participaram da pesquisa 79 alunos que foram avaliados quanto ao seu nível de aprendizado na presença ou ausência do recurso do vídeo. Ao final do estudo constatou-se que o vídeo apresenta diversas possibilidades no âmbito pedagógico, o qual pode ser organizado dentre outros, como vídeo lição, com programas motivadores e interativos. |
Abstract: | It is very evident the difficulty of the students in the learning of the discipline of Chemistry, being necessary that the teachers are able to propose new alternatives of teaching. In this context, we highlight the video-classroom, which can be used as an important educational resource, and this is a mechanism that can aid in learning. Thus, this resource can be used as support material to make activities more attractive and dynamic. The present work aims to verify the impacts of the use of audiovisual tools in improving the teaching-learning process in the area of Organic Chemistry in a high school of Horizonte. For this, the methodology of the study was based on a bibliographical review, complemented with a field research, whose main instrument of collection was the application of a video about hydrocarbons and petroleum and its derivatives of the discipline of Chemistry, in the classes of the 3rd year, for Evaluate learning with this resource. Participated in the study 79 students who were evaluated as to their level of learning in the presence or absence of the video resource. At the end of the study it was verified that the video presents several possibilities in the pedagogical scope, which can be organized among others, like video lesson, with motivational and interactive programs. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48631 |
Appears in Collections: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_rfsousa.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.