Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48629
Type: | TCC |
Title: | Introduzindo práticas experimentais no estudo preparatório para as olimpíadas de química no projeto da capes no ensino médio das escolas públicas. |
Title in English: | Introducing experimental practices in the preparatory study for the chemistry Olympics in the capes project in public high schools. |
Authors: | Gomes, Aldenia Ribeiro dos Santos |
Advisor: | Ricardo , Nadja Maria Pontes Silva |
Keywords: | Olimpíada de Química;Experimentação;Ácidos e Bases;Ensino de Química |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | GOMES, Aldenia Ribeiro dos Santos. Introduzindo práticas experimentais no estudo preparatório para as olimpíadas de química no projeto da capes no ensino médio das escolas públicas. 2015. 47 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES – apoia o Programa Nacional das Olimpíadas de Química, oferecendo cursos de aprofundamento para alunos da rede Estadual de Ensino, nos estados brasileiros. Esses cursos ajudam na preparação nas provas olímpicas, melhorando também o conhecimento dos estudantes na disciplina para vestibulares e O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – bem como aumentam o desempenho do próprio discente na escola. Sendo assim, o presente trabalho buscou utilizar ferramentas experimentais nas Olimpíadas de Química, com o objetivo de intensificar o aprendizado nas aulas teóricas. Este estudo foi dividido em quatro etapas: uma avaliação prévia do conhecimento dos alunos de ensino médio sobre o tema “Ácido e Bases”, feita através de um questionário inicial com perguntas objetivas e subjetivas; duas aulas teóricas expositivas; duas aulas experimentais utilizando manual prático produzido durante o projeto e por fim uma avaliação abordando o assunto estudado na qual se buscou averiguar o conhecimento dos alunos após adesão das aulas práticas. Observou-se através da análise dos resultados a participação dos estudantes nas aulas práticas, tornando o conteúdo mais interessante e divertido, melhorando o entendimento e aumentando a curiosidade sobre o assunto estudado. Os indicadores também demonstraram que houve uma melhoria significativa no rendimento e aprendizado dos educandos e que a experimentação precisa ser utilizada como complementação ao ensino de Química, mesmo que as escolas não possuam laboratório e boa infraestrutura é possível trazer a experimentação para a sala de aula. |
Abstract: | Higher Education Personal Improvement Coordination - CAPES - supports the National Olympics of Chemistry Program, offering courses for students that are members of the public education network in the Brazilian states. These courses help prepare for the Olympic exams, also improving students' knowledge in chemistry for the ‘vestibular’ and ‘The National Secondary Education Examination - Enem’ exams and increase the student performance at school. This study sought to use experimental tools in the Chemistry Olympics, aiming to enhance learning in lectures. This study was divided into four stages: a preliminary assessment of high school students' knowledge of the subject "acid and bases", made through an initial questionnaire with objective and subjective questions; two Theoretical classes; two experimental classes using a practical manual produced during the project and finally an evaluation addressing the subject studied which aimed to assess students' knowledge after the introduction of practical classes. By analyzing the results it was observed that the participation of students in practical classes made it the more interesting and fun, improving understanding and increasing curiosity about the subject studied. The results also showed that students had a significant improvement in performance and learning and that experiments should to be used to complement the teaching of Chemistry in the classroom. Even if schools do not have laboratories and good infrastructure it is still possible to bring the experiments into the classroom. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48629 |
Appears in Collections: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_arsgomes.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.