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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Proposta de modelo para melhoria de feedback dos projetos de sistemas prediais hidráulicos e sanitários
Título em inglês: Proposal of model to improve feedback on projects of hydraulic and sanitary building systems
Autor(es): Carneiro, Thaís Marilane
Cardoso, Daniel Ribeiro
Barros Neto, José de Paula
Palavras-chave: Projetos;Assistência técnica;Retroalimentação;Sistemas de controle por realimentação;Information;Hydraulic and sanitary building systems;Technical assistance;Feedback;Projects
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Produção Online
Citação: CARNEIRO, T. M.; CARDOSO, D. R.; BARROS NETO, J. P. Proposta de modelo para melhoria de feedback dos projetos de sistemas prediais hidráulicos e sanitários. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 1285-1308, out./dez. 2016.
Resumo: A assistência técnica das empresas construtoras, ao acumular informações sobre problemas recorrentes após a ocupação de imóveis, serve como uma fonte de aprendizado para empreendimentos posteriores. Assim sendo, iniciou-se um estudo a partir da análise de arquivos em uma construtora cearense, o que mostrou a presença significativa de reparos ligados aos Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários (SPHS) em detrimento de outros sistemas construtivos. Posteriormente, a partir de observações, de análise de documentos e de entrevistas em três construtoras locais, realizou-se uma análise do fluxo da informação no setor de assistência técnica das construtoras e a comunicação destas com os escritórios de projetos de SPHS. Com isso, constatou-se que a retroalimentação das informações desses projetos ainda não é uma realidade entre as empresas, mas os projetistas gostariam de receber esse feedback sobre a qualidade de seus produtos. Considerando, a partir do estudo realizado, que as empresas precisam de maior gerenciamento para conseguir reutilizar as informações oriundas do setor de assistência técnica, foi proposto um modelo com uma sequência de passos para a criação de diretrizes de projetos embasadas na coleta organizada de dados nesse setor.
Abstract: Technical assistance from construction companies to gather information regarding recurrent problems after real estate had been occupied, can serve as a source of learning for future projects. This is the introduction to a study which analysed the archives of a construction company from Ceará, Brazil, and showed the existence of significantly higher levels of repairs relating to ‘Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários (SPHS)' (Hydraulic and Sanitary Building Systems) compared to other building systems. Later, after further observing the paperwork and performing interviews with three local construction companies, an analysis was made of the flow of information in the technical service sector of the construction companies and the communication of such to the offices of SPHS projects. It was found that information relating to these projects is not being fed back from other companies, although the designers would like to receive such feedback regarding the quality of their products. The study consequently showed that companies need greater management to be able to reuse the information coming from within the technical service sector, and a model containing a sequence of steps for creating draft guidelines on organised collection of data that sector was proposed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48624
ISSN: 1676 - 1901
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

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