Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48616
Tipo: | TCC |
Título: | O estudo da eletroquímica para alunos do ensino médio da escola pública Raimundo Nonato Ribeiro do município de Trairi - Ce. |
Título em inglês: | The study of electrochemistry for high school students of the public school Raimundo Nonato Ribeiro of Trairi - Ce. |
Autor(es): | Santos, Valéria Sousa dos |
Orientador: | Romero, Francisco Belmino |
Palavras-chave: | Ensino de eletroquímica;Pilhas galvânicas |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | SANTOS, Valéria Sousa dos. O estudo da eletroquímica para alunos do ensino médio da escola pública Raimundo Nonato Ribeiro do município de Trairi - Ce. 2015. 42 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumo: | A realidade do ensino de eletroquímica na escola pública Raimundo Nonato Ribeiro ainda é muito deficiente. Muitos alunos acham o conteúdo difícil e complicada. Esse fato afasta os alunos dessa disciplina e dificulta o processo de ensino aprendizagem. Nesse contexto surgiu o projeto “O estudo da eletroquímica para alunos do ensino médio da escola pública Raimundo Nonato Ribeiro” que teve como objetivo avaliar o conhecimento de eletroquímica desses alunos e entender suas principais dificuldades. Com esse projeto também pode-se desenvolver e avaliar aulas didáticas com materiais alternativos de baixo custo e conscientizar a importância da eletroquímica nos cotidianos desses discentes. Através das ações do projeto percebeu-se que mesmo com todas as dificuldades, houve um impacto para motivação dos jovens estudantes. Para avaliar a viabilidade dessa proposta foi realizado um estudo diagnóstico com 62 alunos dos turnos tarde e noite. O estudo envolveu a aplicação de aula e questionários, elaborados com base no conteúdo de eletroquímica, priorizando pilhas galvânicas. |
Abstract: | The reality of electrochemical teaching in public schools Raimundo Nonato Ribeiro is still very poor. Many students find it difficult and complicated content. This fact deters students of this discipline and complicates the process of teaching and learning. In this context emerged the project "The study of electrochemical for high school students from public schools Raimundo Nonato Ribeiro" which aimed to evaluate the electrochemical knowledge of these students and understand their main difficulties. With this project we can also develop and evaluate teaching classes with low-cost alternative materials and educate the importance of electrochemistry in everyday these students. Through the actions of the project it was realized that even with all the difficulties, there was an impact on motivation of young students. To assess the feasibility of this proposal was made a diagnostic study with 62 students of evening and night shifts. The study involved the application class and questionnaires, developed based on the content of electrochemistry, prioritizing primary cells. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48616 |
Aparece nas coleções: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_vssantos.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.