Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48609
Tipo: | TCC |
Título : | Metodologia pedagógica em química – um desafio docente |
Título en inglés: | Pedagogical methodology in chemistry - a teaching challenge |
Autor : | Barroso, Mardoqueu Mendes |
Tutor: | Dutra, Lillian Maria Uchôa |
Palabras clave : | Métodos de ensino;Formação do professor;Planejamento;Ensino de química;Desafio docente |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | BARROSO, Mardoqueu Mendes. Metodologia pedagógica em química – um desafio docente. 2016. 62 f. TCC (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | O grande desafio dos professores das disciplinas exatas no ensino médio, especificamente química, é cultivar o interesse e a curiosidade dos estudantes pela química pura, torná-la atraente com uma abordagem criativa que aguce a mente e um maior interesse dos alunos em sala de aula pelos conteúdos da disciplina. Este material traz abordagens contemporâneas de pensadores da educação através do destaque dado às metodologias pedagógicas de ensino, no qual visa qualificar o ensino de química com a implementação dessas estratégias, intensificando o interesse do aluno pela química não apenas nos momentos altos de sua vida estudantil, como no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e vestibulares, mas mostrar o quanto a química faz parte e influencia no seu cotidiano. O material consiste em analisar, através de questionários específicos aos docentes e discentes, qual a importância pessoal dada à abordagem utilizada nos conteúdos da grade curricular de química, e verificar o interesse dos estudantes pela disciplina, avaliando o grau de motivação para aprender seus conteúdos. Esta ferramenta propõe uma abrangência maior no intelecto educacional do estudante secundarista, uma visão mais clara, crítica e consciente na sua comunidade, bem como aumenta a eficiência do professor no ensino de química. |
Abstract: | The biggest challenge of the teachers, especially exact disciplines in high school such as chemistry, is to cultivate the continuously student’s interest and curiosity by chemistry itself, i.e., making it attractive with a creative approach inside classroom. Thereby, this material brings contemporary approaches from education thinkers by highlighting the current educational trends, which aims to qualify the teaching of chemistry with the implementation of new strategies and to increase student involvement into chemical field. Additionally, also show to students the chemistry as a part of day a day life, not only in the high school exams. This work evaluates, through specific questionnaires to teachers and students, either personal or professional feedback about the importance given to the chemical grade content, and also checks the students' interest in discipline, assessing the degree of motivation in learning chemistry subjects. In addition, this research offers a deeper understanding about educational intellect of high school students, i.e., a clearer view in the critical sense, involving teachers efficiency and school community. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48609 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_mmbarroso.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.