Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48542
Tipo: | TCC |
Título : | Tecnologia educacional em física (phet - physics education technology) uma ferramenta auxiliar no ensino de química. |
Título en inglés: | Physics education technology (phet) is an auxiliary tool in chemistry teaching. |
Autor : | Silva, Vaureliano Pereira da. |
Tutor: | Fernandes, Marcus Venício da Silva |
Palabras clave : | Educação.;Ensino de Química;Simulador virtual de Química |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SILVA, Vaureliano Pereira da. Tecnologia educacional em física (phet - physics education technology) uma ferramenta auxiliar no ensino de química. 2016. 31 f. TCC (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016 |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo, mostrar a importância da simulação nas aulas de química no ensino médio, visando uma melhor aprendizagem para os alunos. Para tal fato o simulador utilizado será a tecnologia educacional em física (PhET), ele será utilizado como auxilio das aulas teóricas expositivas. A motivação desse trabalho dar-se-á mediante a dificuldade notável pelo lado dos docentes que não conseguem motivar seus alunos através de metodologias de ensino tradicionais e já saturadas pelos alunos, o que resulta na falta de interesse dos mesmos que não conseguem encontrar um sentido plausível sobre o porquê de fato estar estudando determinado assunto de Química. A avaliação foi feita em uma escola estadual da cidade de Horizonte em duas turmas de segundo ano, em uma delas foi ministrada uma aula de cinética de maneira tradicional sem o auxilio do simulador, em outra ouve a aula tradicional com o arrimo do PhET no laboratório de informática da escola. Logo após foi aplicado exercícios às duas turmas para avaliar o nível de compreensão do assunto estudado. Espera-se com esse trabalho que os alunos que tiveram aula expositiva com o amparo do simulador possam ter assimilado mais do conteúdo do que os alunos que tiveram apenas aulas expositivas. |
Abstract: | This paper aims to show the importance of simulation in chemistry classes in high school, to improve learning for students. For this the simulator used will be the Physical Educational Technology (PhET), it is used as an aid in expository lectures. The motivation of this work is due to the remarkable difficulty teachers have in motivating their students through traditional teaching methods and already saturated by students, resulting in the lack of interest of those who can not make sense of why they are studying a particular subject of Chemistry. The evaluation was made in a state school in the city of Horizonte in two second-year classes, one of them was given a kinetic class in the traditional way without the help of the simulator, in another the traditional classroom with the PhET in the laboratory School computer. Soon after the exercise was applied to two groups to evaluate the level of understanding of the subject studied. It is hoped in this work that students who had lecture with the support of the simulator will have assimilated more content than students who had just lectures. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48542 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_vpsilva.pdf | 676,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.