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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48541
Tipo: | TCC |
Título : | Da extração dos pigmentos da hibiscus rosa-sinensis e da ixora chinensis até os indicadores naturais de ácido-base como recurso didático para a disciplina de química no ensino médio |
Título en inglés: | Extraction of pigments from Hibiscus rosa-sinensis and Ixora chinensis to the natural indicators of acid-base as a teaching resource for the chemistry course in high school |
Autor : | Santos Júnior, José Maria Ferreira dos |
Tutor: | Paulo, Tércio de Freitas |
Palabras clave : | Indicadores ácidos-bases;Hibiscus rosa-sinensis;Ixora chinensis. |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | SANTOS JÚNIOR, José Maria Ferreira dos. Da extração dos pigmentos da Hibiscus rosa-sinensis e da ixora chinensis até os indicadores naturais de ácido-base como recurso didático para a disciplina de química no ensino médio. 2016. 52 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | A Química está inserida no conjunto de disciplinas, em nível de ensino médio, na área de Ciências da Natureza cuja competência abrange a compreensão das ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade. Este trabalho tem o intuito de desenvolver ferramentas a partir de produtos naturais para o aprimoramento da formação intelectuais associados ao conhecimento científico e visa desenvolver métodos para simplificar o complexo ensino de química par o ensino médio. Executado durante parte do ano letivo de 2015 distribuídos nas aulas quando necessário a extração de pigmentos a partir de flores de Hibiscus rosa-sinensis (hibisco) e Ixora chinensis (ixora), apresentou-se como um ótimo recurso didático, partindo desde a coleta seletiva até os resultados satisfatórios dos testes como indicadores ácidos-bases naturais, com metodologia fácil e eficaz. Assim, os pigmentos obtidos dos extratos das flores puderam ser usados para determinação de acidez e basicidade das soluções e como uma ótima ferramenta pedagógica para o ensino-aprendizagem de química para o ensino médio na Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos. |
Abstract: | Chemistry is part of the group of subjects in high school level in the area of natural sciences whose jurisdiction covers the understanding of the natural sciences and technologies associated with them as human constructions, realizing their roles in the production process and economic development and social humanity. This work aims to develop tools from natural products for the enhancement of intellectual training linked to scientific knowledge and aims to develop methods to simplify the chemistry teaching complex pair high school. Executed during part of the school year 2015 distributed in class when needed the extraction of pigments from Hibiscus rosasinensis flowers (hibiscus) and chinensis Ixora (ixora), was presented as a great teaching tool, starting from the selective collection to the satisfactory results of the tests as natural acid-base indicators, with easy and effective methodology. Thus, the pigments obtained from extracts of flowers could be used to determine the acidity and alkalinity of solutions and as a great educational tool for chemistry teaching and learning for high school in the State School of Professional Education Salaberga Torquato Gomes de Matos. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48541 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
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