Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48538
Tipo: | TCC |
Título : | A importância da história da química para o ensino contextualizado da ciência química. |
Título en inglés: | The importance of the history of chemistry for the contextualized teaching of chemical science. |
Autor : | Almeida, Fernando Simões de |
Tutor: | Cunha, Pablyana Leila Rodrigues da |
Palabras clave : | Ensino de química;contextualização;interdisciplinaridade;história da química |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | ALMEIDA, Fernando Simões de. A importância da história da química para o ensino contextualizado da ciência química. 2018. 48 f. TCC (Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | A química é uma disciplina com inúmeros conceitos que podem ser complexos para a compreensão de muitos alunos do ensino médio e o ensino contextualizado e interdisciplinar da química é uma das maneiras de facilitar a assimilação do assunto para os estudantes. Sendo a história da química uma ferramenta de grande auxílio para esta empreitada, procurou-se investigar neste trabalho as suas já registradas aplicações em sala de aula, coletar a opinião de concludentes ou graduados sobre o assunto através de um questionário e colher dados sobre as universidades em relação à oferta da disciplina de história da química nas respectivas grades dos cursos. Os resultados mostraram que boa parte dos 34 graduandos e graduados entrevistados são simpáticos à ideia do emprego da história da química, tanto no preparo profissional como ao lecionar aulas, e citam as causas de sua pouca aplicabilidade no dia-a-dia do ensino. Eles também citaram vivências pessoais dentro do curso em relação ao conhecimento proporcionado pela universidade em relação ao assunto e deram sugestões de como melhorar a aplicabilidade da história da química e contextualização em sala de aula. Ademais fez-se um apanhado de dados dos cursos de licenciatura em química de 59 universidades federais brasileiras e de suas respectivas ofertas da disciplina de história da química, sendo estas obrigatórias ou optativas com o objetivo de mensuração destes dados e há uma presença desta cadeira em 40 delas. Para finalizar, buscou-se mostrar como lecionar trabalhando os conceitos adjuntos à conjuntura dos educandos pode trazer resultados positivos e também foram apresentadas propostas para uma melhor preparação dos profissionais da área do ensino da química. |
Abstract: | Chemistry is a subject with numerous concepts which may be complex to the high school students’ comprehension and the contextualized and interdisciplinary teaching of chemistry is one of the ways to make the assimilation of the contents easier to the learners. Being the history of chemistry a tool of great assistance for this task, it was sought to investigate in this work their already reported applications in classroom, to collect opinions of concluding students or graduated ones about the issue through a questionnaire and to gather some data about the universities with respect to the offering of the discipline “history of chemistry” in the respective courses curricula. The results show that a good number of the 34 graduating and graduated interviewees are sympathetic to the idea of the application of the history of chemistry, both in the professional preparation and in given classes and they quote the reasons of its little applicability on the daily teaching. They also quoted personal experiences in the course regarding the knowledge obtained under the university about the subject and they gave suggestions on how to improve the applicability of the history of chemistry and contextualization in the classroom. Furthermore, it was made a data collection about the courses of chemistry teaching of 59 federal universities from Brazil and their respective offerings of the subject “history of chemistry”, being it mandatory or optative with the goal of measure those data, and there’s a presence of this discipline in 40 of them. To conclude, it was sought to show how the act of teaching working the concepts combined with the students’ conjuncture can bring positive results and it was also brought forward suggestions for a better preparation of the professionals of the chemistry teaching area. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48538 |
Aparece en las colecciones: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_fsalmeida.pdf | 368,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.