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Tipo: TCC
Título: Revisão histórica sobre o Sistema Internacional de Medidas SI
Autor(es): Oliveira, Francisco Sérgio Machado de
Orientador: Dias, Nildo Loiola
Palavras-chave: Sistema Internacional de Medidas;Física;Novo padrão de massa
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, F. S. M. Revisão histórica sobre o Sistema Internacional de Medidas SI. 2019. 48 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão histórica sobre a importância do Sistema Internacional de Unidades - SI. O histórico da medição surge pela necessidade do homem em quantificar ou dimensionar objetos ou distâncias, onde posteriormente surgem novas necessidades pelo comércio, agricultura e desbravamentos. Assim as unidades foram definidas, redefinidas e alteradas ao longo do tempo com as necessidades tecnológicas para novos tipos de medições desenvolvido visando maior precisão. Logo, as unidades de medidas estão presentes direta e indiretamente em quase tudo que é feito e isso é mostrado pelas evidências do estudo sobre as unidades no campo das ciências. O ensino das medidas e quantificações no Brasil é definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que define que a abordagem educacional sobre quantificações utilizando instrumentos de medição apropriado e de cálculo, estabelece comparações, estimativas, e elabora hipóteses.
Abstract: This paper presents a historical reflection on the importance of the Internation System of Units - SI. The history of measurement arises from the need of man to quantify or size objects or distances, where later new needs arise for trade, agriculture and breakthroughs. Thus the units were defined, redefined and changed over time with the technological needs for new types of measurements developed for greater accuracy. Thus, units of measurement are present directly and indirectly in almost everything that is done and this is shown by the evidence from the study of units in the field of science. The teaching of measurements and quantifications in Brazil is defined by the National Curriculum Parameters (PCNs), which states that the educational approach to quantification using appropriate measurement and calculation instruments establishes comparisons, estimates, and hypotheses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48518
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