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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48516
Tipo: | Dissertação |
Título : | Perfil e competências socioemocionais de jovens e crianças assistidos por projetos musicais de ONGs de Fortaleza |
Autor : | Oliveira, Francisco Ariclene |
Tutor: | Machado, Márcia Maria Tavares |
Co-asesor: | Irffi, Guilherme Diniz |
Palabras clave : | Inventário de Personalidade;Habilidades Sociais;Inteligência Emocional;Música;Adolescente;Criança |
Fecha de publicación : | 6-dic-2019 |
Citación : | OLIVEIRA, F. A. Perfil e competências socioemocionais de jovens e crianças assistidos por projetos musicais de ONGs de Fortaleza. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | As competências socioemocionais (Conscienciosidade, Neuroticismo, Amabilidade, Abertura a Novas Experiência, Extroversão e Lócus Externo de Controle) são domínios da personalidade humana que possibilitam o indivíduo gerenciar as próprias emoções. Essas competências estão associadas, na literatura, ao êxito escolar, melhores posições de colocação no mercado de trabalho, não perpetram o ciclo da criminalidade, contribuindo na melhoria de todos os indicadores sociais, de saúde e econômicos. Objetivou-se nesse estudo avaliar o perfil e as competências socioemocionais de jovens e crianças assistidos por projetos musicais de duas ONGs de Fortaleza. Trata-se de um estudo observacional do tipo descritivo, de caráter transversal, realizado em duas instituições sem fins lucrativos, localizadas no município de Fortaleza-CE, no período de agosto a outubro de 2019. A amostra do estudo foi composta por 101 crianças e jovens assistidos por projetos musicais, que vivem em áreas periféricas, com alta vulnerabilidade social. Foram incluídos os alunos que participavam das atividades dos projetos musicais e que estivessem no 5º ano do ensino fundamental ou no ensino médio, no momento da entrevista. Utilizou-se os seguintes instrumentos para coleta dos dados: 1. questionário de características de interesse musical; 2. questionário de competências socioemocionais, Instrumento SENNA 1.0; e 3. dados socioeconômicos. Resultados: a variável sexo se distribuiu homogeneamente entre os alunos pesquisados, prevalecendo maioria entre as mulheres (n=53, 52,5%). As variáveis ano escolar dos alunos (p<0,001), cor/raça (p=0,012), escolaridade da cuidadora de referência (p=0,007) e incentivo à leitura (p=0,005) apresentaram associação estatisticamente significante para o domínio Conscienciosidade. O domínio Estabilidade Emocional apresentou associação estatística significante com o sexo (p<0,001), escolaridade da cuidadora de referência (p=0,032), frequência de leitura dos cuidadores (p=0,041) e incentivo à leitura (p=0,010). Verificou-se que as variáveis incentivo à leitura (p=0,011) e horas por dia de prática musical no instrumento apresentaram relação de associação significante com Lócus de Controle Externo. A competência Amabilidade apresentou associação significante com a variável “ter algum familiar que toca instrumento” (p=0,019). O domínio Abertura a Novas Experiências teve associação significante com sexo do aluno (p=0,009), frequência de leitura dos cuidadores de referência (p=0,035), possuir instrumento musical em casa (p=0,040) e presença de um familiar que toca algum instrumento (p=0,008). Destas, apenas duas mantiveram-se estatisticamente significantes pelo modelo de regressão, sendo capazes de influenciar a resposta do atributo socioemocional analisado (Abertura a Novas Experiências), quais sejam:sexo do aluno (p=0,008) e presença de um familiar que toca algum instrumento (p=0,006). Encontrou-se associação estatisticamente significante entre os gêneros musicais: Funk (p=0,042) e Extroversão; Pop music (p=0,014) e Lócus de Controle Externo; samba (0,008) e religiosa (p=0,001) com Amabilidade; e, samba (p=0,001) com Abertura a Novas Experiências. Diante dos resultados encontrados, infere-se que as atividades musicais, ofertadas pelas instituições participantes desse estudo, constituem um importante indutor de promoção e fortalecimento das competências socioemocionais dos jovens e crianças, beneficiadas pelas intervenções de formação musical. |
Abstract: | Socio-emotional skills (Conscientiousness, Neuroticism, Agreeableness, Openness to New Experience, Extroversion and External Locus of Control) are domains of the human personality that enable the individual to manage his own emotions. These skills are associated, in the literature, with school success, better positions in the job market, do not perpetuate the crime cycle, contributing to the improvement of all social, health and economic indicators. The objective of this study was to evaluate the profile and socio-emotional skills of young people and children assisted by music projects of two NGO in Fortaleza. This is a cross-sectional descriptive observational study conducted in two non-profit institutions located in the city of Fortaleza-CE, from August to October 2019. The study sample consisted of 101 children and young people assisted by musical projects, who live in peripheral areas with high social vulnerability. This study included students who participated in the activities of musical projects and were in the 5th grade of elementary school or high school at the time of the interview. The following instruments were used for data collection: 1. questionnaire of characteristics of musical interest; 2. socio-emotional skills questionnaire, SENNA Instrument 1.0; and 3. socioeconomic data. Results: the sex variable was evenly distributed among the students surveyed, with the majority prevailing among women. (n=53, 52.5%). The variables students' school year (p<0.001), color/race (p=0.012), reference caregiver's education (p=0.007) and reading incentive (p=0.005) showed a statistically significant association for the Conscientiousness domain. The Emotional Stability domain showed a significant statistical association with gender (p<0.001), reference caregiver's education (p=0.032), caregivers' reading frequency (p=0.041) and reading incentive (p=0.010). It was found that the variables reading incentive (p=0.011) and hours per day of musical practice in the instrument presented a significant association relationship with External Control Locus. The Agreeablenes competence was significantly associated with the variable “having a family member who plays an instrument” (p=0.019). The Openness to New Experiences domain was significantly associated with the student's gender (p=0.009), reference caregivers' reading frequency (p=0.035), having a home musical instrument (p=0.040), and the presence of a family member who plays a instrument (p=0.008). Of these, only two remained statistically significant by the regression model, being able to influence the response of the analyzed socio-emotional attribute (Openness to New Experiences), namely: student's gender (p=0.008) and presence of a relative who touches some instrument (p=0.006). A statistically significant association was found between the musical genres: Funk (p=0.042) and Extroversion; Pop music (p=0.014) and External Control Locus; samba (p=0.008) and religious (p=0.001) with Agreeablenes; and samba (p = 0.001) with Openness to New Experiences. Given the results found, it can be inferred that the musical activities offered by the institutions participating in this study constitute an important inducer of promotion and strengthening of the socio-emotional skills of young people and children, benefited by the musical training interventions. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48516 |
Aparece en las colecciones: | PPGSP - Dissertações defendidas na UFC |
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