Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48503
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Práticas democráticas na escola da ponte: berçário de cultura de paz |
Autor(es): | Pierre, Claudia Maria Moura Matos, Kelma Socorro Lopes de |
Palavras-chave: | Desenvolvimento em Relações Humanas;Desenvolvimento da Educação;Práticas de Ensino-Aprendizagem |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | PIERRE, Claudia Maria Moura; MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Práticas democráticas na escola da ponte: berçário de cultura de paz. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 25-37. |
Resumo: | Nossa reflexão se inicia pela indagação do que é necessário para se construir um mundo em que a paz seja uma realidade. E a preocupação específica é de que modo a escola pode contribuir para isto. Falar de paz incide, necessariamente, sobre a qualidade das relações humanas. Partimos do pressuposto de que um modo de convivência pacífica contempla a realização das pessoas em suas necessidades fundamentais. Daí a importância da temática. A paz se manifesta nas condutas, e as condutas são a expressão do emocionar humano. Há duas emoções básicas no ser humano, o amor e o medo. Considerando que vivemos em sociedade, aprendemos o emocionar em nosso entrelaçamento com as outras pessoas. Dependendo da dinâmica das relações sociais, vamos nos estruturando no amor ou no medo.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48503 |
ISBN: | 978-85-7282-602-0 |
Aparece nas coleções: | DFE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_cmmpierreksalmatos.pdf | 8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.