Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48424
Tipo: | TCC |
Título: | Uma análise pedagógica da história da termodinâmica |
Autor(es): | Lacerda, Lucas Giannini Saba de |
Orientador: | Reis, Saulo Davi Soares e |
Palavras-chave: | História da ciência;Termodinâmica;Ensino de física |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | LACERDA, L. G. S. Uma análise pedagógica da história da termodinâmica. 2019. 62 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O calor, como conceito físico, é estudado pela humanidade a milênios. Na Grécia antiga, o calor era associado a um dos elementos fundamentais, o fogo. Neste período, não havendo uma separação clara entre áreas do conhecimento bem estabelecida, a Matemática, Filosofia e Física eram tratadas como uma coisa só, sendo a Física e Matemática tópicos totalmente práticos, o que levava os filósofos gregos a adotarem descrições por vezes concretas de conceitos físicos. A situação mudou com o passar do tempo, nos séculos XVII e XVIII já víamos essa praticidade tender para descrições mais abstratas. De forma concomitante, o conceito de calor também evoluiu, de ideias mais concretas, como sendo um fluido impermeável, até mais abstratas, como a aceita atualmente, onde o consideramos como uma forma de energia em movimento. Hoje, o ensino de Física no ensino fundamental e médio passa por um problema oriundo dessa evolução dos conceitos físicos: a apresentação de conceitos físicos por meios demais abstratos dificulta o processo de aquisição de conhecimento por parte do corpo discente. Aqui mostrarei como uma abordagem histórica do conceito de calor pode funcionar como uma estratégia facilitadora. Mostrarei como o conceito de calor evoluiu, desde os tempos da Grécia antiga até o século XX; e como isso foi influenciando a sociedade, e ao mesmo tempo sendo influenciado por correntes filosóficas, proto-ciências e por diversas áreas do conhecimento ao longo da história da ciência. |
Abstract: | Heat, as a physical concept, has been studied by humanity for millennia. In ancient Greece, heat was associated with one of the fundamental elements, fire. In this period, since there was no well-established separation between areas of knowledge, mathematics, philosophy and physics were treated as one, and physics and mathematics were entirely practical topics, leading Greek philosophers to sometimes adopt a concrete description of physical concepts. The situation changed over time, in the seventeenth and eighteenth centuries, one can notice the description of physical concepts tending towards a more abstract treatment. Concomitantly, the concept of heat has also evolved from more concrete ideas as an impermeable fluid, to a more abstract ones, as we currently accept it, where we regard it as a form of energy in motion. Today, the dificulties of teaching of physics in elementary and high school arises from this evolution of physical concepts: the presentation of physical concepts by too abstract means hinders the process of knowledge acquisition by the student body. Here I will show how a historical approach to the teaching of thermodynamics can function as a facilitating strategy. I will show how the concept of heat evolved from ancient Greece to the twentieth century; and how it has been influencing society, and at the same time being influenced by philosophical currents, protoscience, and various areas of human knowledge throughout history. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48424 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_lgslacerda.pdf | 678,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.