Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48401
Type: | TCC |
Title: | Estudo de funções orgânicas: contextualização através de plantas medicinais |
Title in English: | Study of organic functions: contextualization through medicinal plants |
Authors: | Silva, Laura Edvânia Ferreira da |
Advisor: | Sousa, Nilce Viana Gramosa Pompeu de |
Keywords: | Funções orgânicas;Plantas medicinais;Contextualização. |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, Laura Edvania Ferreira. Estudo de funções orgânicas: contextualização através de plantas medicinais. 2019. 55 f. TCC (Graduação em Química - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino de funções orgânicas nas escolas é feito geralmente baseados na memorização dos grupos funcionais e na nomenclatura dos compostos. Sendo pouco interligado com os seus papeis no cotidiano. Dessa forma, os alunos sentem dificuldades de assimilar o conteúdo visto. Além disso, muitas vezes as aulas são ministradas de forma tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento e os alunos apenas ouvintes, dificultando assim o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e estimulando pouco a imaginação, já que alguns conteúdos vistos na teoria, sem a visualização do fenômeno, tornam-se complicados de serem assimilados. Assim a Química Orgânica se distancia da realidade dos alunos. Uma das alternativas para tornar a aprendizagem dessa disciplina mais significativa é a utilização da contextualização, onde é inserida uma abordagem que tenha vínculo com o cotidiano dos alunos. Pensando nisso, optou-se por utilizar as plantas medicinais como temática para o ensino de funções orgânicas, devido ao conhecimento e utilização das plantas medicinais pela população. O presente estudo foi realizado com os alunos do 3° ano de Ensino Médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Eliezer de Freitas Guimaraes e foi constituído de dois momentos. No primeiro momento foi feita uma breve apresentação do projeto, seguida da aplicação de um questionário inicial de sondagem, que serviu como base para o segundo momento, onde foi ministrada uma aula contextualizada de grupos funcionais. Após a aula, foi realizado um experimento de identificação de funções orgânicas presentes em óleos essenciais de plantas medicinais e por fim, aplicou-se um questionário cujo objetivo foi analisar os conhecimentos adquiridos pelos alunos após a aplicação da metodologia. A partir da análise dos resultados, verificou-se que os objetivos propostos inicialmente foram alcançados e os conhecimentos sobre grupos funcionais apresentados de forma diferente foram agregados aos subsunçores dos alunos. Desse modo, o conteúdo abordado deixou de ser apenas decorativo, tornando-se algo interessante a ser estudado, onde se pôde realizar experimentos sobre o tema sem a necessidade do uso de um laboratório. Palavras-chave: Funções orgânicas. Plantas medicinais. Contextualização. |
Abstract: | The teaching of organic functions in schools is usually based on the memorization of functional groups and on the nomenclature of compounds. Being little interconnected with their roles in everyday life. In this way, students experience difficulties assimilating the content seen. In addition, classes are often taught in a traditional way, where the teacher is the holder of knowledge and the students are only listeners, thus hindering the development of critical thinking of students and stimulating little imagination, since some content seen in theory, without the visualization of the phenomenon, become complicated to be assimilated. Thus Organic Chemistry distances itself from the reality of the students. One of the alternatives to make the learning of this discipline more meaningful is the use of contextualization, where an approach that has a link with the daily life of the students is inserted. With this in mind, it was decided to use medicinal plants as a theme for the teaching of organic functions, due to the knowledge and use of medicinal plants by the population. The present study was carried out with the students of the 3rd year of secondary education of the Escola de Ensino Fundamental e Médio Eliezer de Freitas Guimaraes and was constituted in two moments. At the first moment a brief presentation of the project was made, followed by the application of an initial survey questionnaire, which served as the basis for the second moment, a contextualized group class was given. After the lesson, an experiment was carried out to identify the organic functions present in essential oils of medicinal plants and finally a final questionnaire was applied in order to analyze the knowledge acquired by the students after the application of the methodology. From the analysis of the results, it was verified that the initially proposed objectives were reached and the knowledge about functional groups presented differently were added to the students' previous knowledge. Therefore, the content was no longer just decorative, becoming something interesting to be studied, where it was possible to carry out experiments on the subject without the use of a laboratory. Key words: Organic functions. Medicinal plants. Contextualization. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48401 |
Appears in Collections: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_lefsilva.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.