Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48392
Type: | TCC |
Title: | Educação ambiental como ferramenta para o ensino de química ambiental |
Title in English: | Environmental education as a tool for environmental chemistry teaching |
Authors: | Silva, Carlos Eduardo Pinheiro da |
Advisor: | Becker, Helena |
Keywords: | Educação ambiental;Química ambiental;Ensino de química |
Issue Date: | 2019 |
Citation: | SILVA, Carlos Eduardo Pinheiro da. Educação ambiental como ferramenta para o ensino de química ambiental. 2019. 55 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A discussão sobre o meio ambiente vem crescendo nos últimos anos, com isso a Educação Ambiental ganhou um maior destaque no ensino sendo trabalhada de forma transversal nas disciplinas. Nessa perspectiva, foi criado o projeto Açude Vivo que visa à preservação local do Açude Santo Anastácio localizado na UFC. O público alvo desse projeto, atualmente, são jovens do ensino médio, o que permitiu uma abordagem química mais aprofundada e proporcionando a discussão química no meio ambiente. Desta forma, este trabalho busca trazer a importância da Educação Ambiental para definir e esclarecer conceitos em torno da Química Ambiental para os estudantes no segundo ano do ensino médio da escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves. A metodologia consistiu na organização de seis encontros realizados na Casa Verde, sede do projeto, entre novembro e dezembro de 2018 com visitas ao açude Santo Anastácio, a projetos de pesquisa, na Seara da Ciências e no Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará (NUROF - UFC), oficina de reciclagem, além discussões sobre vídeos e experiências de química ambiental. A análise de dados consistiu em dimensionar o conhecimento prévio dos alunos quanto a Química Ambiental e Verde por meio de uma entrevista e um questionário pessoal relativo a temática ambiental. No último encontro, para avaliar se a metodologia conseguiu agregar as informações em torno da química ambiental, a análise de dados ocorreu mediante uma entrevista e discussão de uma prova aplicada, elaborada a partir de questões contidas nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que abordassem a temática de Química Ambiental. Realizou-se uma entrevista com o professor de Química dos alunos que participaram, a fim de se averiguar a opinião do corpo docente e da escola quanto ao trabalho desenvolvido. Apesar da prova ter apresentado um índice de acerto baixo, a entrevista e a discussão mostraram que esse fato estava ligado a deficiência no conhecimento da língua portuguesa, pois eles conseguiram descrever a química ambiental e verde de forma mínima. Palavras-chave: Educação Ambiental. Química Ambiental. Ensino de Química. |
Abstract: | The discussion about the environment has been growing in the last years, with this the environmental education gained a greater prominence in the teaching being worked of form transversal in the disciplines. From this perspective, the Açude Vivo project was created that aims at local preservation of the Weir Santo Anastácio dam located in the UFC. The target audience of this project, currently, are young people of high school, which allowed for a more in-depth chemical approach and providing to chemical discussion in the environment. In this way, this work seeks to bring the importance of Environmental Education for to define and clarify concepts around environmental chemistry for students in the second year of high school of Elementary and Middle School Joaquim Alves. The methodology consisted in the organization of six meetings realized in the Casa Verde, headquarters of the project, between November and December of 2018 with visits to the weir Santo Anastácio, to research projects, to Seara da Ciências and in the Regional Nucleus of Ophiology of the Federal University of Ceará (NUROF - UFC), a recycling workshop, besides discussions about videos and experiences of environmental chemistry. The data analysis consisted of knowing the students' prior knowledge about Environmental and Green Chemistry through an interview and a personal questionnaire related to the environmental theme. In the last meeting, to evaluate if methodology was able to aggregate the information about the environmental chemistry, the analysis of data occurred through an interview and discussion of the applied test, elaborated from issues contained in the editions of the National High School Examination (ENEM) which deal with the theme of Environmental Chemistry. An interview was conducted with the chemistry teacher of the students who participated, in order to ascertain the opinion of the faculty and the school about the work developed. Although the test presented a low hit rate, the interview and the discussion showed that this fact was linked to a deficiency in the knowledge of the Portuguese language, because they were able to describe the environmental and green chemistry of form minimal. Keywords: Environmental Education. Environmental Chemistry. Chemistry Teaching. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48392 |
Appears in Collections: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_cepsilva.pdf | 6,88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.