Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48382
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoiola, Adonay Rodrigues-
dc.contributor.authorAlves, Conceição Regina Fernandes-
dc.date.accessioned2019-12-11T19:06:37Z-
dc.date.available2019-12-11T19:06:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationALVES, Conceição Regina Fernandes. Química dos sólidos: uma abordagem teórica-prática utilizando microscópio óptico caseiro no ensino de química. 2019. 63 f. TCC (Graduação em Química Licenciatura)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48382-
dc.description.abstractIt is expected that teachers are able to deal with challenging teaching-learning situations. Therefore, this professional is always seeking potential activities for facilitating students perception of the classes contents, inserting the apprentices in the learning and motivating them to learn, making them notice that Chemistry is around them. In this context, the present work aimed to present an activity that could address the chemical content of solids in high school by employing a contextualized theoretical class interconnected with an experimental class, in order to facilitate the understanding of the subjects seen in the classroom. This work was carried out at EEMTI Santo Afonso, in Fortaleza-CE, involving three classes of High School 3rd Year, two morning (C and D) and one night (E). These groups had together, 54 students, with ages ranging from 15 to 55 years. Initially, an evaluation related to the content of solids was carried out, followed by an expository dialogue-class through slides presentation and with the presentation of the Mohs scale. At the end of the presentation, the experimental part was initiated by the students with the aid of homemade optical microscopes using cellular cameras to observe the crystalline habit of previously synthesized crystals. The evaluative survey was reapplied to verify the contribution of the activity in the students learning; Finally, a gathering of opinions on the acceptance or non-acceptance of the activity was carried out by the students. The data collected were treated in a qualitative bias, showing that the activity had a good acceptance, and the classes had a good development, in which students showed a better understanding about solids and how Chemistry fits in this theme after the activities. During the lesson it was observed that the students were very participative and motivated with the experiment. Due to the students opinions, it can be concluded that theoretical-practical activities are a great way to facilitate the understanding of contents addressed in the Chemistry teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSólidospt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectMicroscópio caseiropt_BR
dc.titleQuímica dos sólidos: uma abordagem teórica-prática utilizando microscópio óptico caseiro no ensino de químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrÉ papel do professor lidar com situações que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, sempre buscando atividades que facilitem a percepção do conteúdo por parte dos estudantes, inserindo-os e os motivando a aprendizagem, fazendo com que os mesmos percebam que a Química está a sua volta. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo buscar uma atividade que pudesse abordar o conteúdo de química dos sólidos no ensino médio empregando uma atividade teórica contextualizada e interligada com aula prática, a fim de facilitar a compreensão dos assuntos vistos em sala de aula. Esse trabalho foi realizado na EEMTI Santo Afonso, em Fortaleza-CE, envolvendo três turmas de 3º Ano, sendo duas matutinas (C e D) e uma noturna (E). Ao todo, essas turmas continham juntas, 54 discentes, com faixa etária de 15 a 55 anos. Inicialmente fez-se uma sondagem avaliativa, com o conteúdo de sólidos a fim de se diagnosticar o domínio das turmas sobre o tema da aula, logo em seguida, ministrou-se a aula expositiva dialogada por meio de apresentação de slides e com a apresentação da escala de Mohs, ao final da apresentação foi iniciada a parte prática com o auxílio dos microscópios ópticos caseiros utilizando câmeras de celulares para a observação do hábito cristalino, de cristais previamente sintetizados, pelos estudantes. A sondagem avaliativa foi reaplicada após a intervenção para verificar a contribuição da atividade no aprendizado e por último foi realizada uma coleta de opiniões sobre a aceitação ou não da atividade, por parte dos alunos. Após o tratamento os dados coletados, sob viés qualitativo, observou-se a boa aceitação da atividade em conjunto com um bom desenvolvimento das turmas, onde estes mostraram melhor compreensão sobre sólidos e em como a Química se encaixa neste tema. No decorrer da intervenção foi visto que os discentes se mostraram bastante participativos e motivados com a aplicação da atividade. Através das opiniões dos educandos, pode-se concluir que as atividades teórico-prática são uma ótima maneira de facilitar a compreensão de conteúdos abordados no ensino de Química.pt_BR
dc.title.enSolids chemistry: a theoretical-practical approach using home optical microscope in chemistry teachingpt_BR
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_tcc_crfalves.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.